Iscas soft: por que apostar nelas?

Versáteis, as iscas soft podem salvar a sua pescaria

Por Victória Netto - 15/11/2019 em Notícias / Clube Fish TV

Na caixa de quem gosta de pescar com iscas artificiais não deve faltar as iscas softs! Muito versáteis, elas podem ser usadas em diferentes montagens e pescarias, tudo isso com uma característica bem importante: o nado natural, parecido com o de uma presa viva.

Feita de material plástico, de borracha ou de silicone, a isca soft é eficiente em diferentes alturas da coluna d’água: superfície, sub-superfície, meia-água e fundo. E isso só vai depender do tipo de montagem, de anzol ou de peso que você escolher.

Por isso, separamos as situações de pesca em que você pode se beneficiar usando as iscas soft.


Superfície

Na pesca de superfície, uma isca soft bem famosa entre os pescadores de traíra é o sapinho, também chamado de frog. E uma vantagem é que, com essa opção, é possível fazer os arremessos por cima das vegetações, o que otimiza a pescaria e possibilita um trabalho de isca mais eficiente, já que ela evita enroscos.

As iscas soft em formato de camarões e peixinhos também são boas alternativas para essas situações de pesca, e cada vez mais elas evoluem no formato e tamanho, ainda mais parecidas com presas naturais.


Sub-superfície e Meia-água

Como falamos, o que vai definir a altura d’água na pescaria com iscas soft é a montagem do equipamento. E para pescar na sub-superfície ou na meia-água, o anzol lastreado e o anzol offset nunca deixam o pescador na mão!

O anzol lastreado tem um peso pequeno na haste, e isso faz com que a isca mergulhe um pouquinho depois do arremesso, o que também facilita o trabalho dela.

Com o anzol offset também é possível pescar nessas alturas d’água, mas, nesse caso, a isca afunda menos. Além disso, existe um tipo de offset que tem um ângulo negativo, e o Eduardo Monteiro já explicou as vantagens dele no Dicas Rápidas, programa exclusivo do Clube Fish TV.

Esse anzol também é ótimo para trabalhar a isca em situações de enrosco, onde há muitos galhos e pedras, já que, com ele, o pescador consegue fazer vários tipos de montagem. Por isso, nas pescarias de tucunaré, robalo e black bass esse anzol sempre traz bons resultados.

Aqui vale lembrar que a própria isca soft pode ser usada como um sistema anti-enrosco ao esconder a ponta do anzol, que normalmente é o que prende nas estruturas.


Fundo

Para pescar no fundo com iscas soft, a montagem tem que ser feita com anzóis mais pesados, já que eles é que vão jogar a isca para baixo. 

Por essa razão, o jig head é bastante utilizado para alcançar maiores profundidades e explorar essas regiões, justamente porque tem um peso maior na ponta. E é possível também usar o jig head articulado, que dá mais mobilidade para a isca.

Nesses casos, a montagem com shads e camarões é bastante eficaz, e para quem pesca robalos, é sempre uma boa estratégia. Mas, de modo geral, as espécies predadoras mais cobiçadas, como tucunarés e traíras, também costumam adorar as iscas soft. 

Assim, quando for investir em iscas artificiais, lembre de apostar em um kit com iscas soft e os três tipos de anzóis recomendados - anzol lastreado, offset e jig head -, que vão possibilitar a pescaria tanto na superfície, como na meia-água e no fundo. 


Curtiu as informações? No Clube Fish TV você encontra mais dicas como essas. Clique aqui e seja membro também!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS