Tocantins oficializa Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva e amplia a modalidade no estado

Iniciativa aposta no turismo sustentável e pode movimentar cerca de R$ 15 milhões na economia local

Por Alice Mesquita - 13/02/2026 em Notícias / Política

A pesca esportiva tem crescido, e muito, no estado do Tocantins nos últimos anos, com a realização de diversos campeonatos em diferentes regiões. Detentor de uma das maiores bacias hidrográficas do país, a Araguaia-Tocantins, o estado vem trabalhando para ampliar ainda mais os investimentos voltados à atividade.


Dentro desse contexto, o Governo do Tocantins instituiu oficialmente o Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva, através do Decreto nº 7.100, de 11 de fevereiro de 2026. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), tem como objetivo fortalecer o turismo sustentável, valorizar as riquezas naturais do estado e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico regional.


Foto: Fish TV.


Em entrevista para a Fish TV, durante a Fishing Show Brazil, o Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, disse que a proposta central é integrar os torneios tradicionais já realizados no âmbito estadual em uma única competição organizada.


“A pesca esportiva tem grande importância para o turismo e para a economia local. O Tocantins reúne belezas naturais únicas, como a Ilha do Bananal, o Lago de Palmas e o Lago de Estreito. A ideia é justamente unificar os campeonatos já existentes e apresentá-los como o Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva”, afirmou.


A expectativa da Sepea é que a competição gere um impacto econômico de aproximadamente R$ 15 milhões, com a estimativa de um público de cerca de 15 mil pessoas e a participação de 300 equipes ao longo de todas as etapas.


Foto: Fish TV.


Para viabilizar o projeto, estão sendo realizados investimentos significativos, com o objetivo de ampliar a movimentação econômica e o turismo ligados à pesca esportiva no estado e no país.


“Acredito que os recursos movimentados pela pesca esportiva no Brasil possam crescer ainda mais com essa iniciativa no Tocantins. A nossa intenção é atrair não apenas o pescador, mas também sua família, o que gera retorno para toda a cadeia econômica, com emprego e renda. Por isso, é fundamental o investimento do poder público”, destacou Rodrigo Ayres.


Considerado um dos melhores destinos do Brasil para a prática da pesca esportiva, o Tocantins também aposta na iniciativa como uma vitrine para atrair novos visitantes. A avaliação é do secretário executivo da Sepea, Jefferson Zêra.


“Temos um potencial enorme na pesca esportiva. Este é o primeiro circuito, com a proposta de realizar cinco etapas em diferentes regiões do estado. São inúmeros rios e lagos propícios para a prática do esporte. Com isso, vamos divulgar o Tocantins e suas riquezas naturais para quem ainda não conhece”, ressaltou.



Foto: Fish TV.


Com a implementação de uma competição que passará por diversos municípios tocantinenses, o estado se consolida ainda mais no cenário da pesca esportiva nacional, fomentando a atividade e se posicionando como um novo destino de destaque, ao lado de regiões como Goiás, Mato Grosso, Amazonas e o Pantanal.


O lançamento oficial do calendário da competição está previsto para o dia 14 de março, no Palácio Araguaia, após o encerramento do período da piracema.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS