Empresários do setor de turismo de Corumbá-MS pedem política de pesca esportiva e transporte zero

Pedido foi feito, diretamente, ao governo do Mato Grosso do Sul. Ampliação do chamado Seguro Defeso também foi pauta.

Por Marcelo Telles - 04/08/2023 em Notícias / Turismo

A Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo, associação de empresários da área turística de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, pediu ao Governo do Estado que seja criado um grupo para estudos, com o intuito de discutir e debater políticas a respeito da prática da pesca esportiva na região.


Dentre as sugestões explicadas no projeto, também está a expansão do chamado Seguro Defeso para quem trabalha, diretamente, com a prática.


O Seguro Defeso é o nome que se dá ao benefício que é pago para os trabalhadores que sobrevivem da pesca, durante o período de reprodução chamado Piracema, já que a pesca fica proibida.



Além do pedido, a associação ainda solicitou que o transporte intermunicipal do pescado também seja proibido.


É importante lembrar que Corumbá-MS é a cidade matogrossense que mais recebe turistas, muito em função, também, da prática do pesque e solte.


Além do grupo de estudos e da ampliação do Seguro Defeso, a ACERT ainda sugeriu cursos de qualificação para os colaboradores da área de turismo de pesca esportiva, com foco em pautas importantes para o setor, como atendimento, desenvolvimento dos passeios a serem realizados, estrutura, comunicação e segurança.



Outra medida proposta pelo grupo de empresários é sobre a criação de oficias de pesca para as crianças da região, com foco na educação ambiental e proteção da natureza, além da permissão da pesca esportiva em zonas de amortecimento de parques e reservas do Pantanal.


De acordo com os empresários, isso ajudaria no desenvolvimento sustentável das populações ribeirinhas ao longo de todo o Rio Paraguai, combatendo a pobreza e melhorando a qualidade de vida do povo.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS