Associação solicita que pesca esportiva entre na estrutura organizacional do Ministério do Turismo

Em carta oficial ao ministro do turismo Celso Sabino, entregue pessoalmente, Acert pede inclusão do esporte nos planos ministeriais.

Por Marcelo Telles - 06/09/2023 em Notícias / Política

A Pesca Esportiva continua, diariamente, avançando. Seja no setor esportivo em si, nos assuntos centrais de proteção ambiental, na parte turística ou na área política do nosso país.


Recentemente, a Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo, conhecida como Acert, entregou uma carta direta ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo diretor da Acert, Ademilson Esquivel, onde foi pedido que a pesca esportiva entre no plano organizacional do ministério. O pedido foi entregue pessoalmente, durante a visita do ministro à cidade de Campo Grande-MS.


A carta diz que “as inundações anuais do Pantanal aliadas às características físicas próprias da região, permitem relevante produção natural de peixes. As duas condições associadas auxiliaram na estruturação da pesca esportiva como importante atividade econômica, social e ambiental em nossa região”.



A motivação para tal, por sua vez, é o crescente avanço do pesque e solte e a importância que ele tem sobre o turismo nacional, fomentando todo o mercado, gerando renda e empregos.


A Acert é uma entidade privada, com 16 empresas associadas, com atuação direta em Corumbá-MS e na região turística do Pantanal. A cidade em questão é uma das mais procuradas quando o assunto é pesca esportiva na maior planície alagável do planeta.


Seu objetivo central, de acordo com a própria organização, é valorizar e incentivar a atuação de seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência, primando o princípio da sustentabilidade.


A associação, fundada em 1985, tem um papel fundamental na luta pela preservação do Pantanal e dos recursos pesqueiros, sendo uma das entidades que liderou movimentos que criaram leis rigorosas em combate à pesca predatória, focando na busca da sustentabilidade do turismo de pesca esportiva e participando das discussões sobre os rumos e medidas do ordenamento e crescimento do mesmo.



A Acert faz a cobrança dizendo que “a pesca esportiva está inserida no Ministério da Pesca e Aquicultura e não tem a visibilidade que o setor almeja dentro do competitivo mercado, além do reconhecimento, o fomento, a promoção, o fortalecimento e a estruturação deste importante segmento do turismo no Brasil”.


A carta reforça que em Corumbá-MS, a estrutura do turismo de pesca esportiva do estado se iniciou. É importante lembrar que os demais associados da Acert realizam a administração de 20 barcos-hotéis, 2 barcos de passeio, 3 hotéis, 1 loja de produtos e equipamentos para pesca esportiva e náutica, e uma concessionária de barcos e motores náuticos.


A carta foi assinada pelo presidente da Acert, Luiz Antônio Martins.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS