Torre é construída na Amazônia para estudar região

Construção tem 325 metros de altura e será utilizada a partir de julho

Por Fish TV - 29/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

A partir de julho a torre de observação climática Atto (Amazon Tall Tower Observation), passará a ser utilizada para analisar as mudanças no clima da região amazônica. A construção está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), em Uatumã, a 150 quilômetros de Manaus. O objetivo da torre é medir os impactos das mudanças climáticas globais nas florestas da Amazônia. 

Torre Atto tem 325 m de altura, o  correspondente a um prédio de 118 andares. (Imagem: Reprodução/Bruno Kelly/Reuters)


A torre vai captar dados sobre calor, umidade, gás carbônico, ventos, formação de nuvens e padrões climáticos, observando as relações entre a floresta e a atmosfera.  Além disso, também servirá para pesquisas inéditas sobre química atmosférica. 

Funcionário monitora a torre Atto, na Amazônia. (Imagem: Reprodução/Bruno Kelly/Reuters)


O empreendimento é o primeiro do tipo na América do Sul, sendo quatro vezes mais alto do que a atual torre de observação do Inpa, que tem 80 metros. A Torre Atto deve funcionar ininterruptamente de 20 a 30 anos. Outras quatro torres menores devem ser construídas na região, para auxiliar na coleta de dados.

O projeto é realizado pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) em conjunto com o Instituto Max Planck, da Alemanha e conta com a participação de outras instituições.



Fonte: UOL

Vista do topo da torre, na Amazônia. (Imagem: Reprodução/Bruno Kelly/Reuters)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS