Questões ambientais afligem mais da metade dos brasileiros, diz pesquisa

Levantamento realizado pela Ipec mostra que 52% dos brasileiros estão apreensivos com as questões ligadas às crises climáticas.

Por Marcelo Telles - 16/06/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 16/06/2023 as 14:20

A Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, mais conhecida como Ipec, realizou uma pesquisa de opinião a pedido do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), que foi divulgada hoje, sexta-feira, dia 16 de junho de 2023.


A intitulada “Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros” possui 95% de nível de confiança, com margem de erro aproximada de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Dentre os dados levantados pela Ipec, a pesquisa apontou que cerca de 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente, bem como todas as crises naturais que o planeta vem passando.



O levantamento ainda apontou que o brasileiro costuma se informar mais, respectivamente, através de conversas com família e amigos, pela internet e pelas redes sociais, pela TV e por jornais ou revistas.


Os entrevistados também comentaram a quem eles culpam por tais danos à natureza. Em primeiro lugar, os brasileiros costumam culpar o governo e, em seguida, as empresas e grandes indústrias.



Apesar do grande número de brasileiros preocupados com as questões ambientais, apenas 22% dos entrevistados disseram entender bem a respeito das mudanças climáticas.


Os brasileiros que participaram da “Mudanças Climáticas na Percepção dos Brasileiros” ainda comentaram sobre os impactos das queimadas e desmatamento da Amazônia, onde 99% afirmaram já terem ouvido falar a respeito do tema.


Lembrando que a Amazônia Legal, que é a área em que a bacia Amazônica pertence a estados brasileiros, registrou, em março deste ano, o seu segundo pior índice de desmatamento desde 2008. Os dados foram levantados em relatório divulgado pelo Imazon, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.


No período, foi confirmado que o desmatamento nesta área aumentou em, praticamente, três vezes, comparado ao ano de 2022, com um crescimento significativo de cerca de 180%.



Dos entrevistados, 93% disseram que sentem a temperatura do planeta aumentar, tendo o aquecimento global como principal vilão. 88% também afirmaram que perceberam a diminuição das chuvas ao longo dos últimos anos em nosso país.


De acordo com a Ipec, a amostra da pesquisa é representativa da população brasileira com 18 anos ou mais e garante a leitura independente dos resultados por região geográfica do Brasil. 



Ela ouviu mais de 2.600 entrevistados, entre novembro do ano passado e janeiro deste ano. As entrevistas foram realizadas por telefone com apoio de questionário eletrônico, no sistema C.A.T.I (Computer Assisted Telephone Interview).


O questionário eletrônico utilizado para a coleta dos dados foi traduzido e adaptado da pesquisa nacional sobre percepção de clima dos Estados Unidos, realizada pelo Programa de Mudanças Climáticas da Mudanças Climáticas da Universidade de Yale.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS