Peixe PET vira ecoponto para descarte de garrafas de plástico no RS

Projeto foi desenvolvido pela prefeitura de Imbé, cidade do litoral norte gaúcho

Por Matheus Ferreira - 27/01/2020 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 29/01/2020 as 15:10

Para conscientizar a população sobre a necessidade da coleta sustentável de materiais nocivos para o ecossistema marinho, a prefeitura de Imbé, no litoral do Rio Grande do Sul, construiu uma estrutura que ficará montada até o fim da temporada de verão para coletar garrafas PET na beira da praia.

Materiais estes que são um dos maiores vilões dos oceanos. As garrafas são feitas de politereftalato de etileno, o mais resistente plástico para embalagens de refrigerantes, águas e sucos. A destinação deste material, em muitos casos, acaba sendo a areia da praia. Isso afeta espécies marinhas que as confundem com alimento.


O apresentador do programa Biopesca e biólogo, Lawrence Ikeda, comemorou a iniciativa do Peixe PET. "Qualquer ação de conscientização e educação ambiental é de grande valia. Utilizar o peixe como símbolo dessa campanha, agrega ainda mais valor à necessidade da preservação do meio ambiente. Espero que esse tipo de campanha ecoe por todo litoral brasileiro", comenta.

O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, falou sobre a iniciativa. “A ação surgiu para diminuir o impacto deste tipo de poluição dos oceanos . É uma iniciativa pioneira na área de conscientização e da educação ambiental no litoral gaúcho”, diz Emerin. 


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS