Países da América Latina e Caribe se comprometem em restaurar áreas degradadas

Locais a serem recuperados representam quase um sexto do tamanho da Colômbia

Por Fish TV - 11/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Países da América Latina e Caribe se comprometeram em restaurar 20 milhões de hectares de áreas degradadas até 2020, em uma iniciativa que levou o nome de 20x20. O anúncio foi feito durante o Global Landscapes Forum, evento realizado em paralelo a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ambos em Lima, no Peru.

Entre os países que se comprometeram com o acordo estão o México, Peru, Guatemala, Colômbia, El Salvador, Equador, Chile e Costa Rica. Investidores do setor privado disponibilizaram US $ 365 milhões para financiar os esforços de recuperação. 

Foi disponibilizado por investidores do setor privado US $ 365 milhões, para financiar os esforços de recuperação. (Imagem: Reprodução/Freepik)


Quase  metade  das emissões de gases de efeito estufa na América Latina e Caribe (LAC) são resultado do crescimento das áreas de produção agrícola e do corte de árvores. América Latina  possui, pelo menos,  200 milhões de hectares de terras degradadas, principalmente como resultado de práticas agrícolas insustentáveis. 

Os biomas a serem recuperados, são o amazônico, áreas temperadas e a Patagônia, que possui um programa regional de conservação de 4,1 milhões de hectares.(Imagem: Reprodução)


O Brasil não aderiu à Iniciativa, embora seja o maior país em área geográfica, população e florestas. Se tivesse ingressado na iniciativa o Brasil teria elevado o 20x20 a um total de 30 milhões de hectares. 


Fonte: O Eco

Entre 2001 e 2012, América Latina e Caribe perderam 36 milhões de hectares  de florestas para a expansão agrícola.(Imagem: Reprodução/World Resources Institute)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS