Fundo de investimento recebe financiamento de US$15 milhões para negócios na Amazônia

Contribuição milionária foi feita com o objetivo principal de reduzir os números de desmatamento no bioma, conservando a biodiversidade local.

Por Marcelo Telles - 22/11/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 22/11/2023 as 13:51

De acordo com divulgação da Forbes Brasil, o fundo de de desenvolvimento de George Soros, investidor e filantropo húngaro-estadunidense com império avaliado em 25 bilhões de dólares, destinará uma verba milionária para a realização de negócios sustentáveis na Amazônia.


Com as crescentes queimadas e com o número desmatamento batendo recordes negativos, o Fundo Soros de Desenvolvimento Econômico financiará em 15 milhões de dólares atividades que estejam ligadas, diretamente, à redução do desmate e a empreendimentos que criem resultados positivos nos âmbitos socioeconômicos e de conservação.



Amazônia Legal é uma área de nove estados brasileiros que pertencem à bacia Amazônica. 


A quantia irá para um fundo de investimento, com sede no Brasil, que financia os negócios ligados à sustentabilidade na Amazônia brasileira, tendo o valor destinado para empreendimentos e projetos do setor que estejam em estágio inicial.


O Fundo Soros faz parte da Open Society Foundations, rede internacional de ajuda para a sociedade, fundada pelo próprio George Soros, que busca promover educação, saúde, justiça e a mídia independente.



George Soros, fundador da Open Society Foundations. 


A ideia é que, com o valor investido, projetos para a redução do desmatamento do local, da promoção do bem-estar do povo amazonense, e da conservação da biodiversidade, sejam fortalecidos e incentivados, com previsão de atingir mais de 700 mil pessoas.


Segundo a Forbes Brasil, a CEO do Fundo Soros de Desenvolvimento Econômico, Georgia Keohane, comentou que a medida tem caráter urgente, levando em consideração o papel crítico do bioma na luta contra as alterações mundiais do clima.


No mês passado, por exemplo, o Fundo Amazônia recebeu doações da Suíça e dos Estados Unidos, sendo 5 milhões de franco suíços e 3 milhões de dólares, respectivamente. A parte americana, porém, foi apenas a primeira dos 500 milhões de dólares anunciados pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no início do ano.


As medidas de filantropia para com a Amazônia se reforçaram nos últimos meses. No mês passado, por exemplo, tivemos o pior mês de outubro dos últimos 15 anos, referente às queimadas na Amazônia Legal.



Queimadas na Amazônia atingem piores números desde 2008. 


O Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, divulgou que 22.061 focos foram detectados. Um mês antes, em setembro deste ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima, já havia decretado estado de emergência ambiental, que está em vigor até hoje.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS