Dia do Cerrado: o desequilíbrio hídrico que seu desmatamento pode causar

No dia nacional para relembrar a importância do Cerrado, considerado o berço das águas brasileiras, é preciso ter um foco forte sobre as áreas desmatadas na região, que vêm crescendo nos últimos anos.

Por Marcelo Telles - 11/09/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 11/09/2023 as 16:05

Há praticamente uma semana, celebrávamos mais um Dia da Amazônia, reforçando o impacto que o maior bioma brasileiro tem em todas as áreas ambientais. Porém, hoje, dia 11 de setembro, é uma data tão importante quanto. Um pouco menos divulgada, talvez.


O Dia Nacional do Cerrado vem para mostrar e relembrar o quão forte é este bioma para todos os brasileiros e latino-americanos. Oito das nascentes de bacias hidrográficas brasileiras, das 12 mais importantes, possuem o Cerrado como berço.


O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro e sul-americano, registrou um aumento preocupante em seus números de desmatamento, de uns anos para cá. Nos últimos quarenta anos, aproximadamente 30 milhões de hectares foram desmatados. Só no ano passado, por exemplo, foram registrados 815 mil hectares desmatados nesta região.



A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porém, afirmou recentemente que cerca de 70% dos desmatamentos nesta região possuem licença para tal e que é preciso revê-las, individualmente.


Conhecido como “savana brasileira”, o bioma também tem, como uma de suas principais características, sua grande biodiversidade. A região conta com árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos, também bem característicos.


Para especialistas, o desmatamento destas áreas pode desencadear sérios desequilíbrios hídricos nacionais. Hoje, quando o período das chuvas cessa, o nível dos rios abaixam consideravelmente em poucos dias, pois as águas já não possuem mais o que as sustente.


A força que o Cerrado tem, caminha lado a lado com a sua devastação. O bioma é, nos dias atuais, um dos que mais sofre, com gravíssimas consequências para a natureza.



Como o Cerrado é habitat de milhares de espécies de animais e vegetais, seu desmatamento causa a perda da biodiversidade e o aumento da poluição. Especialistas comentam que o bioma já perdeu metade de sua cobertura vegetal nativa, tendo como causa principal, a abertura de novas áreas para a agropecuária.


Segundo maior reservatório de água subterrânea do planeta, o Cerrado também acaba sofrendo com o sumiço de nascentes importantes. Só para ter uma ideia, o Cerrado fornece cerca de 70% da água do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul.


Outro rio muito conhecido e importante para nós, o Rio Paraná, também tem quase metade de suas águas vindas desse bioma. Além destes, a água, que vai se acumulando no subsolo, também abastece rios importantes como Araguaia e Tocantins.


Porém, o desmatamento do Cerrado de forma desenfreada, acaba causando uma ruptura da dinâmica destes rios, alterando a capacidade de infiltração destas águas. Assim, a água acaba escorrendo e causando erosão.



No final do mês passado, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que estão sendo preparados novos planos contra o desmatamento do Cerrado e que, ainda neste mês, devem ser colocados para consulta pública.


Os estados que mais vêm sofrendo com o desmatamento no Cerrado são: Tocantins, Goiás e Mato Grosso.



Que este dia 11 de setembro sirva para aumentar os debates sobre o tema e que medidas sejam tomadas para que todos saiam beneficiados, principalmente, o Cerrado e a natureza do nosso Brasil.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS