Uderlan Moraes conta como foi a luta contra a Covid: 'Nasci de novo!'

Ícone da pesca esportiva ficou 11 dias intubado lutando pela vida. Campanha #respirauderlan movimentou o mundo da pesca pedindo orações, ajuda no compartilhamento da mensagem e auxílio financeiro

Por Marcelo Telles - 29/10/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 29/10/2021 as 19:25

"Meu nome é Uderlan Moraes, tenho 43 anos, casado e pai de três filhos. Sou pescador, seja de peixes, sonhos, bons exemplos ou de atitudes por um mundo melhor!"

Assim começamos essa matéria especial sobre um grande nome da pesca esportiva do nosso país! Famoso por suas pescarias de praia, Uderlan Moraes está acostumado a brigar para capturar os mais belos peixes.

Mas não é só a beira do mar que ele dá um show! Como ele mesmo se apresenta, busca atitudes para melhorar o mundo em que vivemos. 

Cá entre nós, no mundo de hoje, precisamos de mais e mais seres humanos que pensem dessa maneira. Ter alguém assim, no meio da pesca esportiva, é um orgulho e tanto!


Nascido em Campos dos Goytacazes-RJ e residindo em Vila Velha-ES, o pescador possui um canal no YouTube com mais de 300 mil inscritos, mostrando suas melhores pescarias. Paixão que carrega desde pequeno.

Tudo começou com aquele menino que amava pescar e ia para a casa dos avós para ficar, a maior parte do tempo, na beira do rio com uma varinha de bambu pescando lambaris. Segundo o pescador, ele queria ter o contato direto com a natureza, com os rios e com os mares em tempo integral.

"O menino prevaleceu. Lutei muito para transformar esse hobby em um estilo de vida. Busquei conhecimento, me aperfeiçoei nessa arte incrível que me faz uma pessoa melhor a cada dia. Descobri na pesca esportiva o caminho para alcançar meus objetivos. Conquistei prêmios e tive momentos incríveis nessa jornada", disse Uderlan.

O pescador diz que descobriu na pesca esportiva, o caminho para alcançar objetivos e metas de vida. Especialmente, é claro, na pesca de praia.


Para Uderlan, a pesca de praia tem o diferencial de ser acessível para qualquer pessoa, dando a oportunidade de todos aproveitarem aquele momento, se divertindo com a família e os pés na areia!

Mas depois de 43 anos, em meio à triste pandemia em que vivemos, Uderlan passou pelo seu maior pesadelo. Segundo ele, tudo começou quando foi pescar com seu amigo Leandro, para gravar conteúdo para seus inscritos.

Nesse dia, acabou chovendo muito e ele continuou pescando, apesar do temporal. Ao chegar em casa, começou a sentir sintomas de resfriado. O problema é que as sensações foram só piorando.

"Acho que a minha imunidade já estava baixa e, logo no outro dia, resolvi procurar um médico. Foi quando fiz o exame e constatou positivo para a Covid-19. Fui medicado e liberado para casa. Tomei os antibióticos, confirme orientado, mas infelizmente, não resolveu. Meu quadro só foi piorando".

Logo no dia seguinte, Uderlan continuava piorando e já não aguentava mais a situação. Foi quando retornou ao hospital e o colocaram em repouso, aguardando vaga na UTI de algum hospital público.

"Continuei piorando. Foi quando eu, ainda em posse do meu celular, mandei uma mensagem para a minha amada esposa, pedindo socorro, para que ela pegasse toda a nossa economia e alugasse uma ambulância para me levar para um hospital particular com urgência. Percebi que não iria aguentar nem mais um dia esperando vaga na rede pública. Neste momento, estava com 50% do pulmão comprometido".

A partir daí, Uderlan viveu um dos piores momentos de sua vida. Seu estado piorava e precisou ser intubado, situação em que ficou por onze intermináveis dias.

Para ele, os momentos mais difíceis eram os pesadelos que tinha, sem falar quando acordou se debatendo com muita falta de ar após todo esse tempo, sem saber onde estava e o que tinha acontecido.

Apesar do triste momento e de todas as situações que envolveram seus dolorosos dias com Covid, Uderlan jamais esteve sozinho. Para o pescador, Deus, sua família e amigos deram força através de orações e muita união!

Mas, mesmo muito longe de onde estava Uderlan, pessoas conhecidas e desconhecidas se uniram para ajudá-lo. Nas redes sociais, foi criada a hashtag #respirauderlan, pedindo orações e ajuda no compartilhamento da mensagem, além de auxílio financeiro, já que as despesas do hospital particular eram extremamente altas.

A união de todo o mundo da pesca foi sendo compartilhada e mais pessoas se juntavam à ela! A hashtag foi ganhando força e, em pouco tempo, já estava em todos os grupos de pesca dos aplicativos de mensagem!

Toda essa ajuda, não apenas ajudou a salvar a vida de Uderlan, mas o fez ficar extremamente grato e emocionado. Ao saber da campanha, dias depois de ser extubado, sua reação não poderia ser outra.

"Só fiquei sabendo da hashtag #respirauderlan depois de 20 dias, quando tive a primeira visita da minha amada esposa na UTI, que compartilhou o movimento de pessoas de todos os estados do Brasil e de, até mesmo, outros países, como Japão, França, Portugal, Espanha, Estados Unidos, México... Mais uma vez me derramei em lágrimas, muito emocionado pelo apoio, pelas orações e por todo o carinho de tantas pessoas que, sem me conhecer pessoalmente, foram tocadas por Deus para nos abençoar. Com toda certeza, todos foram fundamentais para a minha recuperação!", disse Uderlan.

Depois de muito sofrimento, Uderlan deixou o hospital e seu vídeo deixando o local se espalhou, emocionando a todos que o admiram.


Mas, infelizmente, ainda não era o fim. Quatro dias após a alta do hospital, Uderlan começou a sentir uma forte dor na coxa direita e comentou com a esposa. O fisioterapeuta orientou procurar ajuda médica para avaliar.

Após ir ao hospital novamente, fez tomografia e foi constatado embolia pulmonar, que se formou com um pedaço do trombo da perna, que se desprendeu, passando pelo coração e parando no pulmão.

Novamente, Uderlan foi internado na UTI para tratar com anticoagulante. O que parecia já ter acabado, virou mais uma preocupação para si e seus familiares.

Uderlan ainda conta que, em seus pesadelos, ouvia os médicos dizendo que já não tinham mais o que fazer. Até que teve uma visão, onde Deus, com os braços abertos, o esperava.

Mas os pesadelos foram diminuindo, sua saúde melhorando e todas as energias positivas enviadas para esse grande pescador deram resultado!

A parceria e a união entre todos fizeram efeito e salvaram a vida de um grande pescador esportivo! A partir de hoje, Uderlan, com toda certeza, terá uma nova vida.

"Eu nasci de novo! Isso me faz pensar que Deus ainda faz milagres, me dando mais uma oportunidade de continuar plantando o amor na vida das pessoas", disse.

Agora que tudo, felizmente, acabou, Uderlan só quer aproveitar ainda mais a vida (e ele merece tudo isso)! O pescador ainda disse que não sabe quando será a próxima pescaria, mas um desejo que tem é que ela seja com sua querida esposa e seus amados filhos, na praia de Itapuã, em Vila Velha-ES.


Mas, muito mais do que a pescaria, Uderlan deixa uma mensagem muito bela para todos os seus admiradores. Deixando claro que, mesmo após sair do seu pior momento, ainda acredita no poder que a união pode fazer para um bem maior!

"A mensagem que eu deixo para todos que participaram desse lindo movimento pela minha recuperação é que continuem acreditando no poder da oração e sempre estejam sensíveis à voz de Deus para a abençoar a quem Deus direcionar. Recebam a minha eterna gratidão!", finalizou Uderlan.

Ouvindo toda essa história, qual pescador não ficou com vontade de pescar ao lado de Uderlan Moraes? Um grande ícone da pesca, gente boa como ele só e com essa sede de viver!

Uderlan é exemplo! E a família da pesca esportiva tem muita felicidade em vê-lo saudável novamente!




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS