Lawrence Ikeda conta como driblar o repiquete na Amazônia

Apresentador do programa Biopesca fala sobre episódio de hoje

Por Alison Mota - 05/02/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 05/02/2021 as 15:36

No programa Biopesca, aqui da Fish TV, cada episódio é uma nova pescaria exploratória feita pelo biólogo e apresentador Lawrence Ikeda. O local até pode ser o mesmo, mas um dia pode fazer toda a diferença no comportamento do peixe. No novo episódio desta semana, a pesca acontece nas amazônicas águas do rio Negro, buscando pelo embaixador da pesca esportiva brasileira: o tucunaré-açu.

Lawrence chama as suas pescarias de exploratórias, pois sempre faz uma ampla análise do ambiente para buscar a melhor estratégia na hora de fazer os seus arremessos. Quando chegou ao Amazonas, se deparou com o chamado repiquete, que é quando as cabeceiras dos rios recebem águas da chuva. “Com isso, aumenta o volume de água, o peixe se dispersa em matas de igapó e muda de comportamento alimentar, principalmente pela variação das características físico-químicas das águas. Assim, precisamos interpretar essas condições ambientais para capturar o tucunaré-açu”, ressalta.

Se você se deparar com essa situação, a dica que Lawrence sugere é começar a testar as iscas que estiverem disponíveis. “No meu caso, eu utilizei uma isca do tipo zara, que tem um nado de superfície e produz muita vibração. Mas, como eu citei sobre as mudanças de comportamento do peixe, houve momentos em que ele não queria esse chamariz mais barulhento. Foi aí que utilizei uma isca soft de nado errático e realístico, por ser silenciosa. Essas duas opções foram de muito sucesso e capturei grandes peixes”, conta.

Se você ficou curioso para ver em ação as iscas que Lawrence utilizou e conferir os peixes que pararam na linha do apresentador, basta clicar aqui e ter acesso a programação da Fish TV e não perder a reprise desse episódio cheio de ação.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS