Fly fishing em pauta: Encontro Nacional de Atadores de Mosca retorna após 28 anos

Organizado pela Dama Flies, o evento reúne pescadores, atadores de mosca e entusiastas do fly fishing para dois dias de imersão, troca de técnicas e experiências em Ribeirão Preto (SP).

Por Alice Mesquita - 21/05/2025 em Notícias / Geral

Após vinte e oito anos, um dos mais emblemáticos encontros da pesca com mosca no país está de volta. A segunda edição do Encontro Nacional de Atadores de Mosca, organizado pela Dama Flies, acontece nos dias 28 e 29 de junho de 2025, na Fazenda Itaygua, em Ribeirão Preto (SP). A programação inclui atividades voltadas para pescadores, fly tiers e entusiastas do fly fishing, com foco na troca de conhecimento, experiências práticas e muito contato com a natureza.


O encontro marca o retorno do evento que começou em 1997, também em Ribeirão Preto, reunindo cerca de 50 pescadores de todas as regiões do Brasil. A primeira edição trouxe palestras, workshops e apresentou novas técnicas com nomes de referência no esporte, como Daniel Dmichelis, Jadir Vicentini, Alvaro Scotti, Gilson Monroe, Pedro e Leonardo Dama. Agora, em 2025, a proposta é manter a essência e ampliar o alcance.


O evento será também uma oportunidade para discutir os avanços técnicos e criativos que marcaram o fly fishing brasileiro nas últimas décadas, trazendo palestrantes como Flytier Gregory Fons, Léo Dama, Kid Ocelos, Dr. Marzolla, Eduardo Frerezin, Gilson Monroy, Sílvio Martinelli, De Lazari e Kelvin Lopes que vai lançará um livro sobre os Tucunarés.


Em 2019, o "Relatório Especial de Pesca" dos Estados Unidos, publicado pela Outdoor Industry Association, mostrou que a pesca de fly é a categoria que estava crescendo mais rápido em todo o setor. O que também crescia, era a diversidade racial e de gênero, além da idade dos pescadores participantes da pesquisa, onde 25% tinham entre 18 e 34 anos.


Segundo o organizador Pedro Dama, muita coisa mudou desde a primeira edição, em 1997. “Hoje o Brasil tem um enorme potencial nesse nicho. Temos muitos peixes predadores de iscas e, com o tempo, fomos adaptando as técnicas e os materiais do fly fishing à nossa realidade”, destaca.


Foto: Fish TV.


De acordo com ele, houve uma verdadeira evolução técnica no atado de moscas. Antes, a maioria dos insumos vinha dos Estados Unidos, onde a prática é consolidada, mas agora temos mais produção nacional e até soluções alternativas criadas aqui. 


A programação do encontro inclui workshops, sorteios, apresentações de morsas, exibições e demonstrações práticas, além de atividades educativas voltadas ao público infantil, a fim de introduzir crianças e jovens ao universo do fly fishing, apresentando os materiais e conceitos da pesca esportiva.


As inscrições custam R$ 100,00 e podem ser feitas pelo WhatsApp (16) 99105-1116 ou (16) 99103-6651. Outras informações sobre hospedagem estão disponíveis no site www.fazendaitaygua.com.br.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS