Doença gnastoma spirinelis é apenas boato de redes sociais

Mensagem foi espalhada alarmando sobre informação falsa

Por Alison Mota - 13/07/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 15/07/2019 as 14:31

Nos últimos dias, circula por redes sociais, principalmente aplicativos de conversa, a informação de que tucunarés estariam infectados com uma suposta doença chamada de “gnastoma spirinelis” e que 400 pessoas haviam sido afetadas pelo problema. O questionamento sobre a veracidade da informação foi levantado, e podemos afirmar que a história não é real, com vários pontos demonstrando a falsidade do que foi divulgado.

Em primeiro lugar, uma pesquisa rápida em um site de busca apresentava apenas um resultado. O sistema, que pesquisa em todo o mundo e dava conta de um único grupo de pesca, de onde pode ser que a informação tenha partiu ou se tem registro. 

Junto da mensagem circulava um vídeo, mostrando um homem com uma larva em seu olho. Sequer é brasileiro quem aparece nas imagens, pois na verdade é um indiano de 60 anos que teve um verme retirado de seu olho.

Quanto aos 400 casos registrados de pessoas afetadas pelo problema, não há informação sobre onde esses casos foram diagnosticados, não citando nenhuma fonte dos dados. Um valor aproximado desse é registrado anualmente apenas no Japão, e tem relação com casos de anisaquíase, que é uma doença relacionada ao consumo de carne crua, como o famoso sushi.

Sobre o nome relatado da doença, verme ou larva, gnastoma spirinelis, não há registro de algo assim. O mais próximo do nome citado é a gnatostomíase, que é uma doença ocasionada por peixes contaminados, porém, não é comum no Brasil e não tem relação com larvas nos olhos. Além disso, a contaminação por larvas do tipo precisa de contexto para acontecer, como baixa imunidade de quem consumiu o pescado afetado, por exemplo.

Dica para filtrar a veracidade da informação 

Quando tiver dúvida sobre alguma notícia, verifique se há a fonte que deu origem a informação e faça uma pesquisa na internet para verificar se sites confiáveis estão relatando a mesma coisa. Importante também checar em diferentes locais e bater as informações em busca de similaridades.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS