Betinho Ensina: Isca Muddler Diver

Conheça essa isca que já serviu de base para vários outros padrões

Por Betinho Oliveira - 26/02/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 26/02/2021 as 16:56

O estilo muddler começou com uma isca chamada “muddler minnow”, feita pelo pescador Don Gapen, de Anoka, Minnesota, em 1937 para pescar brook trout em Ontário, Canadá. Originalmente, o estilo tinha a cabeça da isca montada com pelos de veado.

Sofreu algumas alterações somente na década de 50, feitas pelo pescador americano Dan Bailey.

A ideia inicial já serviu como base para vários outros padrões, incluindo o Spuddler, Muddler Hopper, Mizzoulian Spook, Searcy Muddler, Keel Muddler, e assim por diante. Mesmo na sua forma mais simples e original, continua sendo uma mosca muito eficaz.

Inicialmente desenvolvida para pescar várias espécies de trutas, depois adotada para salmões do Atlântico e Pacífico, taimen, smallmouth e largemouth bass, pike, redfish, tarpon, robalo e muitos outros pelo mundo afora.

Às vezes se parece com um rato, noutras com um peixinho.


Outro fator importante e curioso foi a adaptação de materiais como as fibras sintéticas, EVA, pernas de silicone e muitos outros.

Essa constante evolução, com releituras dos clássicos torna a arte de atar cada vez mais instigante, emocionante e desafiadora.

Material


-Rabo: cabelo sintético, Craft Fur e Lite brite (ou Krysta flash, Glimmer, flash-a-bou, etc).

-Dorso ou flutuador: EVA 3 a 4 mm de espessura

-Cabeça: Craft fur e olho 3D(4 a 6 mm).

-Anzol: 3/0 modelo pacu (Maruri-pinacle). O nosso exemplo ficará com 10 cm aproximadamente.

O tamanho da isca pode ser adaptado conforme a pescaria elegida. Varia de 5 cm até os grandes divers usados na pesca de tucunaré, pike ou outros peixes que exijam algo muito grande.

Passo-a-passo

Montagem da Cauda/rabo

Será montada em duas etapas (uma com cabelo e outra com Craft Fur).

1.       Prepare uma base de linha na haste do anzol, passe cola. Corte um tufo de cabelo sintético com 10 a 12 cm de comprimento e volume equivalente a espessura de um palito de dentes. Divida-o em 3 partes, desalinhe as pontas e amarre-os na curva do anzol.  Amarre pela metade, dobre e amarre. Repita o processo dos dois lados.


2.       Separe três pequenos tufos do Craft Fur e amarre um sobre o dorso e os outros nas laterais. As pontas deste material mais leve devem ficar mais curtas que o cabelo. Acrescente alguns fios do brilho.


3.       Corte uma tira de EVA com 3 cm, afunile uma das pontas e amarre no dorso, deixando dois cm para cima. Passe cola na amarração.


4.       Coloque um pequeno tufo do Craft Fur por baixo- dentro do gap do anzol. Apare a sobra.

 

Montagem da cabeça

Somente com Craft Fur.

 5.       Coloque um pequeno tufo de Craft Fur nas laterais e não apare as sobras. Amarre também um pequeno tufo do material (sem as pontas) no dorso.


6.       Junte as sobras com 3 dedos ou com um pedaço de canudo grosso e empurre para trás e amarre.


Dica: Faça bastante pressão ao dobrar para trás. Assim conseguirá um pouco mais de espaço para agregar mais material e aumentar o volume da cabeça.

7.       Separe mais tufo de dois a três cm e vá acrescentando aos poucos, nas laterais, dorso e barriga. Sempre amarrando pelo meio e dobrando para trás.


8.       Cole os olhos para dar mais realismo e faça aparações modelando a cabeça.


9.       Isca pronta - Caso prefira, pode-se pintar detalhes com pincel de tinta permanente.


Com este tipo de material é possível construir versões com diferentes tamanhos, cores e finalidades.

Utilizo a versão pequena para pescar trutas nas corredeiras dos rios da patagônia chilena. Por ser uma isca de superfície e não muito ruidosa, é interessante trabalhá-la com puxadas lentas para aproveitar os movimentos suaves e delicados do Craft Fur.

O cabelo sintético como primeira base do rabo serve para dar mais resistência à isca. No entanto, você poderá montá-la inteira com o cabelo sintético, mas, perderá as características básicas do Craft Fur e também a modelagem da cabeça muddler. Pode-se fazê-lo para nadar no fundo ou ainda sobre vegetação ou troncos.

Ao vê-lo nadar numa água corrente e rasa, é impressionante a voracidade com que as grandes trutas marrons e arco- íris o atacam. Cruzando um rio raso, com cascalho no fundo, é fatal. O nado pode ser a favor ou até contra a corrente. Este tipo de isca funciona até parada na corrente, ou seja, somente o movimento da água batendo na isca.

Todos os materiais para confeccionar esse atado estão disponíveis na minha loja, Betinho Fishing & Adventures. Se houver qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo e-mail betinhoflyeco@uol.com.br ou telefone 11 3819-8424 e ver mais dicas minhas no site www.betinhofly.com.br

Boa pescaria!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS