O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) instituiu oficialmente o Comitê da Pesca Amadora e Esportiva, por meio da Portaria nº 478/2025, no âmbito do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE).
Com caráter consultivo e de assessoramento, ele tem a missão de apoiar a gestão e orientar políticas públicas voltadas para o segmento, considerado estratégico pela sua relevância econômica, social e ambiental.
A composição do comitê foi definida pela Portaria nº 352/2025, que estabeleceu a participação de representantes de diferentes setores ligados à atividade. O objetivo é garantir um espaço de governança, no qual múltiplas vozes possam contribuir com propostas de ordenamento, iniciativas de fomento e estratégias de desenvolvimento sustentável da pesca amadora e esportiva.
À frente da coordenação estará Régis Portari, secretário-executivo da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, a CBPE, que assumiu o compromisso de liderar a agenda de trabalho.
Entre os principais temas que devem pautar as ações estão: a promoção da pesca sustentável, a capacitação de pescadores e guias, o incentivo ao turismo de pesca, o ordenamento da atividade e a valorização da cadeia produtiva associada ao setor.
Com essa iniciativa, o MPA promete reforçar a visão de que a pesca amadora e esportiva desempenha um papel estratégico como lazer e prática esportiva, e como vetor de geração de renda e preservação ambiental.
O Comitê surge, assim, prometendo ser um fórum permanente de diálogo e construção coletiva de políticas públicas.
para comentar