EBF: Quando a paixão pela pesca esportiva vira marca e referência nacional

Com 11 anos de história, a marca se destaca no mercado de bolsas e acessórios para pesca esportiva em todo o Brasil

Por Alice Mesquita - 08/08/2025 em Notícias / Mercado

Na hora da pescaria, organização e praticidade fazem a diferença! Facilidade no transporte dos equipamentos utilizados é essencial para que a atividade seja ainda mais prazerosa e, acima de tudo, segura, independente do local a ser praticada. 


E foi neste sentido que a EBF Pesca surgiu no mercado. Especializada na produção de bolsas e acessórios costuráveis, a marca oferece soluções práticas e funcionais voltadas à organização, proteção e transporte dos equipamentos. Idealizada e criada por Silvio Lima, que desde cedo cultivou uma forte conexão com a pesca esportiva, a empresa nasceu não apenas da paixão familiar, passada de geração para geração, mas também da vivência direta e acompanhamento das movimentações do setor.


Foto: Enviada pela EBF

O que começou como uma solução pessoal logo despertou o interesse do mercado. Criando acessórios de forma artesanal para facilitar sua rotina durante as viagens, enquanto atuava como representante comercial no setor da pesca, Silvio passou a receber pedidos de lojistas. Com o crescimento da procura, veio a necessidade de estruturar o negócio e investir na marca própria. E assim nasceu a EBF Pesca, com fabricação 100% nacional e foco total no pescador esportivo.


A paixão pela pesca esportiva, unindo experiência prática e conhecimento técnico, para cada etapa da criação dos produtos, é um dos grandes diferenciais da marca. Com mais de uma década de atuação, a empresa construiu relação sólida entre lojistas e pescadores, oferecendo uma linha diversificada que atende diferentes estilos de pesca, desde o pesqueiro até o fly. Cada item do portfólio reflete a vivência de quem conhece o esporte de perto e entende, na prática, o que o pescador precisa, como destaca  Silvio Lima, filho, hoje à frente da empresa.


“A EBF nasceu da prática e da observação. Meu pai percebia, na própria pescaria, nas viagens, e nos eventos, o que o pescador realmente precisava, as necessidades, acessórios que ainda não existiam ou que podiam ser melhorados. Ele começou a criar pensando nessas demandas, e foi daí que a empresa ganhou forma.”


Foto: Enviada pela EBF 


A inspiração para cada produto sempre partiu de demandas reais e a empresa foi moldada pelo olhar atento aos detalhes, criando acessórios que tornassem a pescaria mais organizada, confortável e segura, em qualquer modalidade ou lugar.


Com essa percepção, a EBF está presente no mercado, criando soluções pensadas por quem vive a pesca  esportiva na prática. Ao longo dessa trajetória, a marca construiu uma grande parceria com o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros (CBP), o que reflete o reconhecimento alcançado no setor.


Foto: Enviada pela EBF


“Acho que uma das maiores conquistas da EBF é saber que nossos produtos estão espalhados por praticamente todo o Brasil. Ver a marca sendo reconhecida pelos pescadores e poder participar de eventos como o CBP é muito gratificante. É nesse momento que a gente percebe: a marca chegou lá, o pessoal conhece e confia”.


A conexão da EBF com o universo dos pesqueiros já acontece há muito tempo, e começou antes mesmo da participação no CBP. Em 2019, a empresa já marcava presença na programação da Fish TV como patrocinadora do programa Pesque e Pague, mostrando, desde então, que entendia o pesqueiro como ponto de partida da pescaria esportiva.


"A gente já entendia, lá atrás, como o pesqueiro era importante. É onde tudo começa, é ali que se cria essa relação familiar com a pesca”.


A partir dessa visão, foi natural que, em 2022, a marca desse um passo adiante e passasse a integrar oficialmente o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros. A entrada se deu na quarta edição do CBP e, desde então, a parceria se fortaleceu.


Foto: Fish TV (CBP6)


Segundo Lima, o que antes era visto apenas como um ponto de partida na pescaria passou a representar um novo momento para o esporte no Brasil. A evolução dos campeonatos, especialmente do CBP, revelou uma modalidade mais técnica, competitiva e profissional — com pescadores que treinam, se preparam e encaram o torneio com seriedade.


“Fomos acompanhando de perto, avaliando a estrutura e o crescimento do evento, e naquele momento sentimos que era a hora certa. Já participamos do CBP 5, do CBP 6 e seguimos firmes. A gente sabe da importância disso”.


Com um olhar voltado para o futuro, a EBF enxerga na pesca esportiva um cenário em plena expansão. Com base em sua trajetória e na proximidade com o pescador, a marca acredita que o setor tem ainda muito a oferecer, em diversidade, profissionalização e alcance. Nesse contexto, a empresa segue avançando em novos projetos e ampliando seu portfólio.


Foto: enviada pela EBF


A prova disso são os lançamentos preparados para apresentar na Fishing Show Brazil, feira oficial da Fish TV. Serão, pelo menos, 15 novos produtos, entre eles, estojo organizador Multibox, bolsa apetrecho Multi Pocket e protetor de carretilha — todos pensados para oferecer mais praticidade, proteção e organização ao pescador.


“A gente ainda não atingiu nem metade do potencial desse mercado, seguimos otimistas. A pesca no Brasil é muito plural, tem muitas modalidades e perfis diferentes de pescadores. Por isso estamos em tantos eventos, levando soluções que atendem desde o pesqueiro até outras frentes. A tendência é seguir expandindo”.


Foto: Enviada pela EBF


Com uma história que nasceu da paixão e ganhou força com o olhar atento ao pescador, a EBF segue como parceira ativa do desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil. Mais do que criar acessórios, a marca entende o ritmo do setor, acompanha suas transformações e reforça, a cada nova edição do CBP, que quem está ao lado do pescador, cresce com ele.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS