Pesca ilícita no Rio Paraná e a luta diária pelo seu fim

Operação nomeada de Paz e Proteção retirou 450 metros de rede de pesca irregular no perímetro de Presidente Epitácio-SP

Por Marcelo Telles - 22/07/2021 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 22/07/2021 as 15:38

Um policiamento náutico de rotina no Rio Paraná, realizado pela Polícia Militar Ambiental, acabou tendo um desfecho e tanto! Para a alegria de todos que defendem o meio ambiente, a equipe teve sucesso na operação contra a pesca ilícita, que resultou na apreensão de 450 metros de redes de emalhar, sem placas de identificação, de tamanho superior ao que é permitido no local.   

A operação citada foi realizada na última segunda-feira, dia 19 de julho, no Rio Paraná e no Lago da Usina Hidroelétrica Sérgio Motta. A rede foi armada de forma totalmente irregular, indo contra o Artigo 5° da Instrução Normativa do Ibama n° 26, de 2 de setembro de 2009 e também do Artigo 34, Inciso II da Lei 9605/98. Todo o material foi recolhido até a base operacional de Presidente Epitácio para ser destruído.


Redes apreendidas no Rio Paraná chegam para serem destruídas.Redes chegam para serem destruídas em Presidente Epitácio-SP — Foto: Polícia Ambiental

É de grande importância lembrar que a pesca ilícita predatória retira recursos em excesso do meio ambiente, impactando de forma negativa no tempo de reprodução natural de todas as espécies, trazendo um desequilíbrio ecológico e contribuindo, até mesmo, para que algumas dessas espécies desapareçam em definitivo.

O cabo da Polícia Militar Ambiental do município, Fernando Bomfim, falou à Fish TV que, em um turno de 12 horas de policiamento náutico, a equipe costuma encontrar ilícitos com uma grande frequência.

"Quase sempre encontramos. Enquanto houver peixes, certamente, essa prática ilícita não acaba, mas a tendência é que ela diminua. Se torna uma prática comum devido a grande extensão de água para fiscalização do policiamento ambiental, aliado ao fato da certeza de impunidade", disse.


Momento em que redes são apreendidas durante operação no Rio Paraná.Momento em que redes são apreendidas em operação no Rio Paraná — Foto: Polícia Ambiental

Apesar de sempre lermos notícias sobre esse tema, de acordo com o cabo Bomfim, a polícia ambiental tem realizado ações diárias no Rio Paraná para combater esse tipo de prática, como aumento do policiamento e da fiscalização, orientando a todos sobre a legislação no que tange a legislação ambiental em vigor.

É necessário, também, que cada um faça a sua parte como cidadão, incentivando a preservação das espécies e do meio ambiente como um todo. Com o auxílio de todos, práticas como essa perderão a sua força e a natureza sempre vai agradecer!


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS