Estudo confirma: relação próxima com a natureza pode diminuir o risco de doenças

De acordo com relatório publicado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, contato com a natureza pode ser um bom remédio contra depressão, ansiedade e até diabetes.

Por Marcelo Telles - 30/03/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 30/03/2023 as 19:29

Somos ligados pela natureza! Não é à toa que a Fish TV tem essa frase como base de todo o seu trabalho. Todos nós sabemos que a proximidade com o meio ambiente e tudo que o envolve é garantia de benefícios para a saúde mental e física, melhorando nossa qualidade de vida e o bem estar de todos.


Porém, a partir de agora, podemos falar sobre essa afirmação com base científica. De acordo com um estudo realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, organização mundial composta por mais de 15 mil cientistas, ter um contato mais próximo com a natureza pode diminuir o risco de diversas doenças, com ênfase na depressão, ansiedade e diabetes.



Este relatório foi realizado por 44 profissionais especialistas em diversas áreas, como silvicultura, ecologia, paisagismo, psicologia, medicina, epidemiologia e saúde pública.


Entre os mais diversos benefícios, o estudo diz que essa relação estimula o neurodesenvolvimento e a nossa saúde mental, entardecendo o envelhecimento cognitivo. De acordo com o relatório divulgado, as florestas são fontes das principais matérias-primas para as medicações que usamos no dia a dia, além de nos dar os mais saudáveis alimentos para nos manter vivos.


Nas grandes cidades, por exemplo, a presença de áreas verdes também diminui a temperatura local, reduzindo o estresse, que normalmente aumenta com o forte calor. Outro fato muito importante comentado no estudo é a respeito dos benefícios de se viver próximo à ambientes verdes e arborizados, que reduz, inclusive, a mortalidade decorrentes de doenças respiratórias e cardiovasculares.



Apesar do relatório divulgado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, já existem registros, de mais de 30 anos, de psicoterapeutas que prescreviam uma maior (e mais próxima) relação com a natureza, como complemento a outros tratamentos. Ter um contato frequente com florestas, mares e rios, por exemplo, possui um efeito antidepressivo.



E você? Também percebe os benefícios da proximidade com a natureza em seu dia a dia? Realizar atividades próximos ao meio ambiente não é muito mais agradável?


Então, seja cada vez mais ‘ligado pela natureza’ e sinta, física e mentalmente, os efeitos dessa grande parceria!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS