Dia Mundial de Proteção aos Manguezais gera reflexão sobre o ecossistema

Na pesca esportiva, o robalo é conhecido como “rei do mangue”

Por Alison Mota - 26/07/2019 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 30/07/2019 as 09:09

Uma data pouco conhecida, mas que carrega importância sem precedentes. 26 de julho é considerado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, ecossistema localizado em estuários tropicais, abrigando espécies anfíbias e marinhas. Na data comemorativa, o objetivo é chamar a atenção para a importância dos mangues, destacando sua função natural.

O Brasil abriga a segunda maior área de mangue do mundo, e nossos manguezais vão do litoral do Amapá até a cidade catarinense de Laguna. É deste ecossistema que muitos tiram seu sustento e alimento, coletando crustáceos, moluscos e peixes, animais que por ali passam no período de reprodução. Na pesca esportiva, os robalos são muito procurados nesses locais. O peixe até mesmo é conhecido como “rei do mangue”.

Além das pessoas que dependem do mangue para sobreviver, diversas espécies de animais não necessariamente habitam nesses locais, mas fazem dos manguezais seu abrigo. Um exemplo são as aves, como as garças, os colhereiros e os guarás, que utilizam essas áreas para se reproduzirem e também coletar alimento. Espécies migratórias também procuram descanso no mangue.

Foto: Nathalia Verony/Wikipedia

Ainda que estejamos em privilegiada posição quanto ao alcance do ecossistema em questão, de acordo com o Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas), os manguezais perderam 20% de sua área no período que vai de 2001 a 2016, parte disso por conta da expansão urbana.  

Outro ponto importante no ecossistema é sua atuação no controle de erosões, também estabilizando zonas costeiras. No trabalho contra o efeito estufa, o mangue auxilia na regulação e diminuição do carbono, que é considerado o principal fato causador do problema.

Por conta do dia Mundial de Proteção aos Manguezais, Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO deixou uma mensagem. Em um trecho, ela destaca o que a data representa, que é “O valor dos mangues como a base da vida nas regiões costeiras e defende o apoio e a conscientização das comunidades que dependem de sua conservação. Esse Dia também serve como uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso compromisso pessoal quanto à conservação do clima e da biodiversidade, bem como promove a ação global de todos por um futuro sustentável”, destaca Azoulay.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS