Rubinho lança segunda edição de “Peixes Fluviais do Brasil – Espécies Esportivas”

Obra referência da pesca esportiva ganha atualização e será lançada no dia 6 de outubro, em São Paulo, no restaurante Dalva e Dito, do renomado chef Alex Atala.

Por Marcelo Telles - 02/10/2025 em Notícias / Geral

O pescador esportivo Rubens de Almeida Prado, conhecido como Rubinho, o precursor da pesca esportiva no Brasil, faz o lançamento, no próximo dia 6 de outubro, da segunda edição de sua obra referência: “Peixes Fluviais do Brasil – Espécies Esportivas”.


O evento será realizado no restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, em São Paulo, das 19h às 22h, e contará com a presença dos autores para sessão de autógrafos.


A nova edição chega 12 anos após o lançamento da primeira, trazendo informações atualizadas e avanços científicos sobre a ictiofauna brasileira.


Foto: Rubinho.

Em parceria com o biólogo e ictiólogo Alec Krüse Zeinad, Rubinho reuniu sua vasta experiência de pesca esportiva ao conhecimento acadêmico para produzir uma obra considerada uma verdadeira bíblia sobre os peixes esportivos de água doce no país.


Segundo Rubinho, o livro reflete as mudanças que ocorreram no cenário da pesca esportiva ao longo dos anos. Se antes o lema era o incentivo ao pesque e solte, hoje a prática já é consolidada no Brasil, e a atenção volta-se para o manejo correto do peixe, garantindo maior taxa de sobrevivência após a captura.


“A nova edição também aprofunda temas como os órgãos dos sentidos dos peixes, mostrando como eles enxergam, ouvem e percebem o ambiente, em informações valiosas para quem busca melhorar seu desempenho como pescador”, comenta Rubinho.


Outro destaque é a reclassificação científica de espécies, especialmente no caso dos tucunarés, considerados embaixadores da pesca esportiva brasileira. Estudos genéticos recentes reduziram de 16 para 9 as espécies catalogadas, e o livro traz esse e outros dados fundamentais para a comunidade de pescadores esportivos e pesquisadores.


Além do conteúdo científico e técnico, a obra recebeu tratamento editorial primoroso.


O livro tem revisão técnica e científica de Flávio Lima (Unicamp), diagramação de Carlos Lamari (Unicamp), revisão de texto de Norma Lúcia da Silva Uerhara, com ilustrações de Mauro Lopes e Gustavo Monteiro, e mapas criados por Rosimeire Sacó.


A publicação foi impressa pela Midiograf, em Londrina, utilizando tecnologia inovadora que realça imagens e confere aspecto de “livro-arte”.


“Esse livro é muito mais do que um guia, é uma ferramenta de conhecimento e preservação. Quanto mais informação o pescador tiver, mais ele admira, cuida e preserva os peixes. Se a primeira edição foi um divisor de águas, essa será um divisor de oceanos”, comenta Rubinho.


Foto: Rubinho.


O lançamento promete ser um encontro especial entre autores, pescadores, admiradores e o público em geral, celebrando a nova edição do livro, a cultura da pesca esportiva e a riqueza dos rios brasileiros.


Então, anote aí: o lançamento da segunda edição do livro “Peixes Fluviais do Brasil – Espécies Esportivas”, de Rubinho e Alec Krüse Zeinad será no dia 6 de outubro, das 19h às 22h, no restaurante Dalva e Dito, que fica na Rua Padre João Manuel, 1115 - Cerqueira César, São Paulo - SP.


Não perca!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS