Pescador: saiba onde capturar o seu troféu

Cada espécie de peixe é encontrada em alguma região, descubra o melhor lugar para pescar o seu exemplar dos sonhos

Por Ester Quaresma - 24/07/2019 em Notícias / Geral

Para capturar os sonhados troféus, é preciso prestar atenção principalmente em duas coisas: o local da pescaria e a temporada de pesca. Confira nossa lista de peixes mais cobiçados e saiba onde e quando pescá-los.

Neste artigo, você irá encontrar:

Peixes de água doce

TUCUNARÉ-AÇU


Conhecido por sua grande esportividade, o tucunaré-açu é a maior espécie do embaixador da pesca, entre as 15 identificadas, e pode alcançar até 13 kg. Com três barras pretas verticais nos flancos, corpo esverdeado e olho vermelho, esse é um predador voraz, e por isso, muito procurado pelos pescadores esportivos.

Onde pescar: Bacia do rio Negro (AM):

Por se tratar de um dos rios mais extensos e com o maior volume de água do planeta, a bacia do rio Negro é um dos locais mais procurados pelos pescadores do mundo todo. Uma das alternativas de pesca nessa região é investir os arremessos nos lagos marginais do rio Negro. Além disso, um dos locais mais famosos para você encontrar o Tucunaré-açu por essa região é o Alto Rio Negro.

O rio Negro e seus afluentes contam com diversos pontos de pescas, tendo assim várias opções de operações de pesca, barcos-hotel, hotéis e pousadas.

Época do ano: sugerimos o período da estação seca (setembro a janeiro), mas antes da sua pescaria, é indicado que você verifique a situação de pesca com o empreendido escolhido.

DOURADO


O rei do rio conta com uma coloração dourada por todo o corpo e alguns detalhes alaranjados. Conhecido por impressionar os pescadores esportivos com seus saltos fantásticos, o dourado pode atingir mais de 25 kg.

Onde pescar: Bacia do Prata

A Bacia do Prata é a quinta maior bacia hidrográfica do mundo e a segunda maior da América do Sul, passando pelo Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina. Os três principais rios que formam essa bacia são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai.

Os gigantes dourados podem ser encontrados em especial no rio Paraná ou nos rios pantaneiros da Bacia do Rio Paraguai, que tem como principais rios: rio Cuiabá, rio Piquiri, rio São Lourenço, rio Taquari, rio Aquidauana, rio Miranda e rio Paraguai.

Na Argentina, os rios Uruguai, Paraná e Corrientes são os mais procurados pelos pescadores esportivos.

É importante lembrar que essa espécie está protegida no estado do Rio Grande do Sul, portanto a pesca de dourados é proibida na região.

Época do ano: Todo ano

Peixes de água salgada

ROBALO-FLECHA E ROBALO-PEVA


Uma das espécies de escama mais procuradas é o robalo-flecha. Com o corpo alongado e a boca ampla, a espécie possui uma coloração cinzenta e nadadeiras amareladas, além de uma linha lateral por toda a extensão do corpo.

O robalo-peva é a espécie mais comum de robalos, apesar de ser menor que o flecha, tem o corpo retangular

Onde pescar: Praias, estuários e manguezais de todo litoral brasileiro.

As espécies de robalo são encontradas em grande parte do litoral brasileiro, principalmente em estuários e águas costeiras, mas também são encontradas nas partes altas dos rios.

Uma técnica muito utilizada e eficiente para pescar robalos, é através de barcos, em baías e rios que desembocam no mar, principalmente se você souber onde procurar o exemplar. Mas também é possível ter sucesso nessa pescaria na praia mesmo, basta utilizar o material adequado.

O robalo é considerado um peixe migratório, que se move entre água fresca e salgada, ou seja, pescá-lo pode ser complicado, já que está sempre em movimento. Portanto, apesar desse peixe ser pescado o ano todo, é importante verificar a temperatura e o movimento da água na hora da pescaria.

Época do ano: ano todo.

Todas essas pescarias, você confere em diversos episódios dos nossos programas, como em Pura Pesca, Saltwater, Destinos, Na Pegada do Fly, Biopesca, Família Nakamura, Melhores Destinos, Coração de Pescador e Pasión Por La Pesca.

Ainda não sabe onde será sua próxima pescaria? Confira todos os grandes destinos da América Latina no Mapa da Pesca. E enquanto a pescaria não chega, acesse o Clube Fish TV e confira as melhores técnicas dos nossos especialistas da pesca.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS