Bola? Bicicleta? Nada disso! As crianças estão cada vez mais interessadas em acessórios de Pesca Esportiva!
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças e o feriado, em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida, é uma das datas mais esperadas no ano pelos pequenos. É um dia de diversão e de garantir os presentes.
Mas, nos últimos anos, devido ao crescimento da pesca esportiva, as crianças tem escolhido e pedido presentes um pouco “diferentes” nestas datas. Varas de pesca, linhas, iscas e boias cevadeiras tem ganhado o espaço da bola, bicicleta e outros presentes tradicionais que antes eram comuns.
Foto: Liga CBP Open / Fish TV
E durante a Fishing Show Brazil isso ficou evidente! Nos grandes corredores do pavilhão 6 da São Paulo Expo, os olhares eram atentos às novidades do mercado. E era comum, nos dias destinados ao público, ver crianças passeando pelos corredores com seus novos materiais adquiridos para as futuras pescarias.
Acompanhados dos pais, tios e avós, eles não escondiam o entusiasmo. E quando a pergunta foi “o que você quer ser quando crescer?” a resposta “pescador esportivo” já deixou claro que a paixão pela pesca conquistou de vez o coração da nova geração.
Os primos, Miguel Luiz e Lucas Andrade, de 12 e nove anos, compartilham a paixão e mostram tudo isso em um canal que eles possuem em conjunto no Instagram.
"Eu comecei a pescar com o meu pai me levando em lagos, depois ele já começou a me levar em barco, gostei muito e comecei a pescar" disse Lucas.
"É muito legal a pesca esportiva, quando crescer eu quero ser pescador esportivo" destacou Miguel.
Foto: A nova geração já fala com paixão sobre a pesca esportiva / Fish TV
O pesque e solte tem ocupado, cada vez mais, o espaço de brincadeiras tradicionais, como o futebol, pique-esconde e até videogame. Para muitas crianças e jovens, a atividade, hoje, é um dos hobbies favoritos, fazendo parte da rotina e até rendendo novas amizades pelo gosto em comum.
O que começa como uma atividade despretensiosa, de aproximação com a natureza, rapidamente se torna uma paixão no primeiro arremesso de linha! E foi através desse esporte que os amigos Antônio e Otávio se conheceram e se aproximaram. E, assim, foram juntos até a feira.
“Eu entrei na escola em 2022, então nós viramos amigos. E um tempo depois eu descobri que o Otávio também gosta de pescar, então fomos para um pesqueiro e, agora, de vez em quando a gente vai na lagoa pescar uns peixes. Eu gosto bastante e para mim é um hobbie muito legal a pescaria”, disse Antônio.

Foto: A pesca esportiva está ganhando cada vez mais espaço entre as crianças / Fish TV
Os dois, inclusive, garantiram novas varas de pesca para seguir, juntos, na pescaria. Mostrando que ela não só une, mas conserva os laços de amizade.
Se os laços de amizade são criados e conservados através do esporte, os familiares se fortalecem ainda mais. Isso porque, na grande maioria das vezes, o contato com a prática surge dentro do núcleo familiar, seja indo em um pesqueiro pela primeira vez ou nos lagos e rios espalhados pelo país, desenvolvendo o gosto dos pequenos pela prática da pesca esportiva e do contato com a natureza.

Foto: CBP3 / Fish TV
E entre histórias contadas à beira d’água e arremessos compartilhados, a pesca acaba se tornando um elo entre gerações. Foi assim com Alexandre Strutz, que caminhava pelos corredores da Fishing Show Brazil com os sobrinhos, Pedro e Antônio, mostrando que essa paixão costuma nascer dentro de casa.
“Eles que me incentivam, toda hora eles querem pescar, de vez em quando vou com eles, mas eles pescam mais que eu. E é muito bacana, a pesca esportiva veio para mim de presente e essa é uma boa herança para deixar” disse Alexandre.

Foto; A paixão pela pesca passa de geração em geração / Fish TV
E deixar essa herança é fundamental para garantir não só as memórias, que vão acompanhar a criançada pelo resto da vida, mas também para mostrar que o pesque e solte vai além da prática em si. É um esporte que aproxima da natureza e ensina a valorizar cada detalhe, promovendo a preservação e o cuidado com o nosso ecossistema, fazendo com que elas cresçam como adultos responsáveis pelo nosso meio ambiente.
Uma relação que começa nos pesqueiros, como uma diversão, uma brincadeira, e se estende para a natureza!
Um feliz dia das crianças para todos os pequenos pescadores esportivos de todo o nosso Brasil!
para comentar