Pescaria virtual? Apaixonado pelo esporte adapta controle de videogame à vara e carretilha

Pescador Diego Gimenez, viciado em um famoso jogo virtual de pesca esportiva, decidiu trazer mais emoção para a prática, com equipamentos e movimentos reais. Assista a entrevista.

Por Marcelo Telles - 07/02/2023 em Notícias / Geral

Sejamos sinceros. Por mais apaixonada que a pessoa seja, é muito difícil que ela consiga sair e realizar sua pesca esportiva todos os dias do ano, não é verdade?


Às vezes bate a vontade, o desejo de pegar um belo exemplar vem com tudo, os equipamentos estão separados… Mas o deslocamento até o local para a prática não é possível. Nesse momento, para driblar a frustração, uma das saídas pode ser o videogame!



Os jogos virtuais já são febre em todo o planeta há uns bons anos, movimentando a economia e trazendo divertimento para pessoas de todas as idades.


No dia 11 de agosto de 2015, o estúdio Fishing Planet LLC desenvolveu um jogo eletrônico de simulação, totalmente gratuito, disponível para diversas plataformas de videogames, como PlayStation 4, Xbox One, e até mesmo Android, Microsoft Windows, Linux e Mac OS. O jogo, que leva o mesmo nome de seu desenvolvedor, é o único simulador realista de pesca, de forma online e gratuita, criado por pescadores reais.


No Fishing Planet, você pode escolher desde o equipamento, até o local de sua pescaria. Nele, você pode pescar os mais diversos exemplares de peixes, aproximando o jogador do universo da pesca esportiva.


Um desses jogadores é Diego Gimenez, apaixonado pelo esporte desde pequeno. Diego trabalha na área de T.I., tem 36 anos e mora com a esposa e com a gatinha de estimação da família. Nascido em São Bernardo-SP e morador de Santos-SP há mais de 18 anos, Diego começou a pescar cedo, ao lado de seu pai, aprendendo a amar a pesca esportiva depois das capturas de suas primeiras Tilápias com vara de bambu. Por falar em seu parceiro de pesca, o pai de Diego também é outro pescador apaixonado, telespectador da Fish TV desde o início do canal.


Foi com essa influência que Diego cresceu, rodeado dos mais diversos equipamentos de pesca. Anos depois, com o lançamento do Fishing Planet, Diego viu nascer a oportunidade de curtir uma boa pescaria através do sofá de casa. Era uma distração, um momento de relaxamento do pescador com o game. Porém, um jogo não chega nem perto da sensação de uma pescaria real, correto?


Bom, durante a pandemia da Covid-19, Diego teve uma ideia. Já que passávamos pela fase de quarentena, saíamos menos de casa e as viagens para a pesca estavam suspensas, uma carretilha e uma vara bipartida podiam sofrer adaptações, fazendo delas o novo controle do Fishing Planet! Dito e feito!



Diego adaptou os circuitos de dentro do controle para a vara e para a carretilha, aumentando a experiência e fazendo com que o jogador se sentisse, ainda mais, parte do jogo. Desse modo, acredite, se você faz um certo movimento para trabalho de isca com a vara-controle, o mesmo movimento será repetido pelo avatar dentro do game, e assim por diante.


“O jogo é muito realista. Se você não fizer o trabalho correto, você não vai pegar o peixe. E isso foi o que me fez ser um apaixonado pelo esporte: saber que você capturou o exemplar por mérito seu. Então adaptei os circuitos e pronto! Você está dentro do jogo”, comentou Diego.


O mais interessante de toda essa ideia é que você não precisa “sacrificar” um equipamento que você goste para uso exclusivo do jogo. Segundo o idealizador, a pessoa pode, simplesmente, tirar o circuito acoplado de seu equipamento e ir pescar com a mesma vara e com a mesma carretilha.



Muitos detalhes ainda estão em fase de testes e Diego tem vários planos para melhorar, ainda mais, o controle. A parte principal que ele deseja adicionar é a vibração na hora da fisgada do peixe, que ainda não foi adaptada. Segundo o pescador, alguns de seus amigos já fizeram o pedido e foram atendidos. Muitos deles, inclusive, começaram a pescar na vida real por influência do novo controle do Fishing Planet.


“Eu comecei fazendo para mim mesmo, queria sentir aquela experiência. Eu até procurei se já existia algo assim e não encontrei. Então tive a ideia e pensei: por que não compartilhar isso?”, disse.


Além do jogo para computador, o controle funciona também para PlayStation 4 e para Xbox, já que estes consoles também já estão aceitando a adaptação de mouse.



Por fim, Diego ainda comentou que pode preparar um novo controle para todos que desejarem. É só entrar em contato e fazer o pedido! De início, ele não chegou a projetar a criação para o mercado, mas está começando a aceitar mais a ideia, já que muitos pescadores jogam o game, sem falar que a prática da pesca esportiva cresce em todo o mundo.


Confira abaixo a entrevista de Diego Gimenez, criador do controle realista de pesca esportiva para o Fishing Planet, ao jornalista da Fish TV, Marcelo Telles.





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS