Gerson Kavamoto e Betinho Oliveira: amizade eternizada pela pesca

Em bela homenagem, Betinho escreve carta para o amigo que faleceu há dois meses: 'admirado por todos'

Por Marcelo Telles - 03/08/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 04/08/2021 as 09:35

Dentre as palavras mais citadas no mundo da pesca esportiva, sem sombra de dúvida, 'amizade' está em destaque. Quem vive esse esporte, sabe que fazer amigos na pesca é uma frase redundante. Algumas dessas amizades podem ser passageiras, mas muitas delas, com certeza, são eternas.

Ao entrarmos nesse assunto, é preciso falar sobre a bela amizade entre Betinho Oliveira e Gerson Kavamoto que, infelizmente, nos deixou há exatos dois meses.

Depois de muitas risadas juntos e belas histórias na pesca, a união entre os dois permanecerá marcada na eternidade.

Além de Betinho, outros amigos de Kavamoto também lhe prestaram homenagens nesses últimos dois meses, como Kid Ocelos, que o representou através de desenho.

Kid Ocelos também homenageou o amigo, desenhando-oKid Ocelos também homenageou o amigo, desenhando-o — Ilustração: Kid Ocelos

Betinho Oliveira, empresário no setor da pesca esportiva e apresentador da Fish TV, também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva e membro efetivo do COMPESCA-DEAGRO (FIESP).

E mesmo com a vida corrida, fez questão de escrever uma emocionante carta ao amigo, contando histórias e compartilhando com todos, um pouco da personalidade de Kavamoto.


Leia a íntegra da carta:

"HOMENAGEM AO AMIGO GERSON PEREIRA KAVAMOTO

Descrevendo um amigo over, exagerado e tudo mais.

Farei apenas um resumo para não cometer exageros. Por outro lado, revelar algumas informações que muitos amigos desconhecem.

Ao regressar para o Brasil, depois de viver muitos anos no Japão, um amigo brasileiro, que vive na Flórida(EUA), recomendou e apresentou Gerson Pereira Kavamoto.

Só que antes dele chegar, sua esposa Renata visitou-me primeiro, trazendo uns equipamentos de fly japoneses para vender.

Meses depois chega o Gerson, até então, tímido, comedido e com muito conhecimento a ser compartilhado. Contou-me que estava voltando ao Brasil pela necessidade de assumir um negócio familiar, relacionado a comercialização de coentro.

A família têm um ponto de venda, há muitos anos, no mercadão somente para venda do produto.

Seu primeiro comentário sobre os empreendimentos a realizar no Brasil foram:

1. Plantar o coentro que seria vendido no mercado.

2. Criar e operar roteiros de pesca não explorados pelos brasileiros.

Aqui começa a estória do meu amigo exagerado em tudo que faria por aqui.

Perguntei se ele já havia plantado um pé de alface na vida e ele respondeu “ nunca plantei nem um plantinha ornamental mas, aprenderei”.

E assim foi, virou um grande agricultor da hortaliça e também um grande comprador de lavouras inteiras e as vendia no mercado. Chegou a ser citado em revistas especializadas pela sua alta produtividade. EXAGERADO DE BOM!

Como curiosidade, num dos sábados gastronômicos na minha loja, ele perguntou se eu queria um pouco de coentro. Trouxe 12 pacotes com 30 cms de diâmetro cada. Formou uma pilha da altura do meu fogão. EXAGERADO!

Sabendo de tantas habilidades do amigo no mundo da pesca com moscas convidei-o para gravar o programa A Arte do Atado na Fish Tv. De todos os convidados que participaram nenhum ficou tão nervoso quanto ele. No entanto, foram belos programas que gravamos.

Ao preparar o Curriculum dele para apresentação na Fish Tv, descobri que ele tinha vários records registrados no IGFA – International Game Fish Association.

• Taimen na Mongólia.

• Kahawai na Nova Zelândia .

• Aruanã no Brasil .

Nas nossas conversas sobre pesca contou sobre as pescarias na Mongólia, Nova Zelândia, onde mantinha uma casa para usar na temporada de pesca. Nos Eua, onde também guiava mantinha outra casa para se hospedar durante a temporada de pesca.

Tudo muito intenso, aplicado e batalhador. Em todas as operações, a esposa Renata estava nos bastidores cuidando das comidas e outros preparativos. A Esposa também pode se enquadrar na categoria over, seja pelo trabalho, paciência ou resistência para acompanhar o marido.

No Japão foi apadrinhado por um pescador e produtor de programas de pesca. Lá desenvolveu linhas e varas de fly com excelente qualidade.

Nos EUA teve o respeito de muitos fabricantes de náutica, fotografia e equipamentos de pesca, que inclusive, o apoiavam.

Foi um explorador de roteiros pelo mundo. Nos últimos anos no Brasil, vinha colocando o país no cenário mundial, principalmente nos grandes tarpons. Sempre acreditamos que o Brasil, em breve, terá um registro de record mundial deste peixe.

Explorou lagos selvagens no Xingú e num monte de lugares. Trabalhou como guia na Bolívia e ajudou a implantar operações de pesca em alguns pontos da Amazônia .

Tudo muito over.

Nos últimos tempos soltou-se de tal forma que virou apresentador de episódios do programa Ases da Pesca da Fish Tv. Produzia e publicava muitos vídeos semanalmente no seu canal do youtube. Muita intensidade.

Quando estávamos juntos, muitas vezes eu dizia: “ Japa, cale essa boca, não aguento mais ouvir a sua voz “! Tudo na brincadeira e muito bem entendido por ele.

Dizíamos que ele tinha uma escovinha dental cor de rosa , na minha casa. De tanto que me visitava e se hospedava aqui.

Durante suas visitas queria me ensinar tudo o que sabia sobre recortes de fotos, edição de vídeo e postagens. O primeiro vídeo postado no meu canal Betinho Oliveira Oficial foi com a ajuda dele. Horas no telefone dando instruções.

Tudo muito over!

Durante alguns cursos de arremessos Speycast , que promovemos juntos, dirigí-lo era uma constância. Se alguém perguntasse sobre cultivo de coentro ou como emendar uma linha, ele parava para explicar. Nunca deixava ninguém sem resposta. Tudo muito exagerado!

Parece que sabia da brevidade da sua vida entre nós...

Em maio de 2021 perguntei a ele se já dava prá operar a pescaria de tarpon no nordeste. Como resposta, enviou 20 vídeos produzidos na região e pediu prá não divulgar. Nem vi se os mesmos já foram publicados no seu canal. Parece que sabia do que estava prá acontecer. TUDO EXAGERADO!

Até prá pedir desculpas quando cometia uma gafe exagerava.

A amizade com o Japa é difícil de descrever....Uma dedicação.....Colaborativo.....Disponível.... Enfim, Exagerado !

Admirado por todos, inclusive pelos ícones Nelson Borges e Paulo Cesar Domingues da Silva que partiram para sua última e derradeira pescaria, a quem pedimos que o receba aí no Paraíso das Águas Tranquilas. 

Desejo que sua alma descanse em paz. As técnicas e ensinamentos compartilhados ficarão vivos e aplicados na nossa vida.

Se eu pudesse escrever um epitáfio para o amigo, seria:

AQUI JAZ UM AMIGO QUE SABIA DE TUDO SOBRE PESCA COM MOSCAS E COMPARTILHOU COM OS AMIGOS.


Betinho Oliveira"


A Fish TV se solidariza com amigos e familiares de Gerson Kavamoto.





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS