Dia das crianças e o crescimento da pesca esportiva na infância dos brasileiros

Com cada vez mais crianças presentes nos grandes campeonatos de pesca esportiva pelo país, é visível o avanço da prática do esporte nas primeiras fases da vida.

Por Marcelo Telles - 12/10/2022 em Notícias / Geral

Futebol, amarelinha, soltar pipa, esconde-esconde, bolinha de gude e… PESCA ESPORTIVA! Com o passar dos anos e com o crescimento do esporte pelo nosso Brasil, a pesca esportiva tem estado mais e mais presente no dia a dia de todos nós. Afinal, dentre todos os esportes praticados em nosso território, a pesca esportiva só fica atrás do futebol.


Essa percepção não acontece apenas para os adultos e pescadores com anos de experiência. Hoje em dia, é extremamente comum chegar até um local propício para a pesca e encontrar pequenos meninos e meninas ajeitando suas tralhas, fazendo seus primeiros lançamentos e pegando grandes exemplares.


E contrariando todos que ousem falar que a pesca esportiva não é para essa idade, o que temos visto são crianças se destacando nos maiores campeonatos de pesca do país, por exemplo, no Campeonato Brasileiro em Pesqueiros. Na quarta edição, que está em andamento, tivemos dois pequenos pescadores de destaque nas duas etapas goianas (únicas disputadas até o momento).


Porém, esse número vai aumentar consideravelmente nas próximas disputadas do quarto CBP, assim como na edição passada, quando tivemos grandes pescadores mirins sendo revelados. Até agora, os dois pequenos grandes pescadores do CBP 4 foram Lorenzo Peçanha e Nicolas Gabriel.


Conversamos com os dois futuros craques da pesca esportiva e com seus pais, que sempre estão juntos dos pequenos em busca dos maiores troféus.


A primeira história que nos foi contada foi a de Mauro Rogério Peçanha. Não, ele não é uma das crianças participantes do CBP, mas com 52 anos, ele tem orgulho em contar a sua trajetória na pesca esportiva, que também começou na infância.



Mauro começou a pescar perto dos seus 11 anos de idade no Rio de Janeiro, sua terra natal. Ele ia da Vila Cruzeiro, onde morava, até a praia de São Bento, na Ilha do Governador para tentar suas pescarias. Mauro entrou para o mundo do pesque e solte em 2004 e a partir daí, virou mais um dos fãs que a pesca esportiva tem pelos quatro cantos do planeta.


Quando seu filho Lorenzo nasceu, Mauro continuou as suas pescarias e a companhia de seu filho fez o amor pela prática aumentar ainda mais. Os dois sempre pescam juntos no lago Paranoá, em Brasília-DF, onde moram, além de serem sócios do Clube Naval, na orla do lago.


“Sempre tinha um ponto ali no clube em que a gente jogava um anzolzinho para pegar os peixes menores e ele se divertia muito pescando e soltando os exemplares”, contou o pai.



Quando vão ao Rio de Janeiro, Mauro e Lorenzo sempre tiram um tempinho para visitarem as cidade de Cabo Frio e de Búzios e praticar a tão gostosa pesca de mar! Um caso curioso aconteceu muito nas primeiras viagens da família para as terras cariocas. No hotel em que ficavam, na Lagoa, poucos canais podiam ser sintonizados na TV, mas um dos canais que pegavam era o que mais importava para os dois: a Fish TV.


Nesse ano, pai e filho decidiram participar do maior campeonato de pesca esportiva do Brasil e se inscreveram na primeira disputa estadual da quarta edição do CBP, em Goiás. Mauro conta que a oportunidade foi fantástica para os dois e garante que estão com muita vontade de voltar a participar de mais etapas ainda este ano.


“Uma experiência incrível para nós. O Lorenzo interagindo com o Rafinha Minhoca, com toda a turma da Fish TV, vendo de perto grandes pescadores… Isso nos motivou a treinar ainda mais e a melhorar o equipamento, por exemplo”, comentou Mauro.


Segundo o pai, a classificação foi o que menos importou no final e o que eles mais curtiram foi competir e participar. Para ele, a pesca esportiva ajuda muito na formação das crianças, já que é preciso ter disciplina, paciência e trabalho em equipe.


“Como tínhamos que ter apenas uma vara na água, eu fazia os arremessos. Ele fisgou o Tamba, ele lutou com o exemplar, mas acabou escapando, acontece… Ter esse vínculo com o meu filho é algo que não tem preço e todos os pais deveriam trazer os seus filhos para a prática do esporte. O que marca, mais ainda do que capturar o peixe, é o valor agregado, os princípios e todas as questões que vêm junto da pescaria, como resiliência, disciplina e respeito”, contou.


Agora, falando diretamente com Lorenzo, o menino diz que pesca, praticamente, desde que nasceu. Além de sempre acompanhar a Fish TV, Lorenzo comenta que assiste os programas e tenta aprender com todos os pescadores apresentadores do nosso canal, agregando em seu conhecimento de pesca.


“Quando eu comecei a assistir a Fish TV eu ficava tentando entender como os pescadores pegavam tantos peixes de forma tão fácil e isso foi me dando vontade de pescar sempre mais. Meu pai sempre me leva junto nas pescarias e isso só faz meu amor esse esporte aumentar”, disse o menino.



Mas não é só nas pescarias de lazer aos finais de semana que Lorenzo tira algo positivo. Durante as disputas do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros, o competidor mirim disse que ficou atento aos seus adversários e aproveitou a competição para aprender mais sobre a pesca esportiva, além de ficar admirado com os exemplares do Clube Pescar.


“Eu aprendi muita coisa no CBP. Eu vi os pescadores profissionais lá pescando, foi sensacional! Alguns pegaram umas Pirararas do meu tamanho, foi muito legal, aprendi muita coisa! Aprendi o nome das iscas, a habilidade de arremesso, a fazer nó… Agora só quero treinar ainda mais e ir para cima no CBP”, comentou.


O menino diz que gosta de pescar “tudo que morder o anzol”, mas que possui uma paixão especial por Pirararas, Tucunarés e Tambas. Além disso, ele deixa umas dicas para as outras crianças amantes da pesca esportiva: ir atrás dos grandes pescadores, perguntar dicas e treinar!


Lorenzo comentou que já ganhou vários itens de pesca como presentes adiantados de dia das crianças, porém, ele e o pai tem um trato: é preciso estudar bastante, tirar notas boas e ir bem na escola para poder ir pescar esportivamente em seu tempo livre.


Também conversamos com a dupla finalista de pai e filho Emanuel Santos e Nicolas Gabriel! Eles moram em Primavera do Leste-MT e pescaram juntos na disputa goiana. Os dois puderam contar um pouco para a equipe da Fish TV sobre essa grande parceria.



Emanuel tem 37 anos e pesca esportivamente desde 2018. Ele participou das duas etapas goianas, mas com parceiros diferentes. O pescador, que destaca a organização do CBP, com grandes pescadores e com muitos peixes que fazem a disputa ser ainda melhor, diz que também pesca desde a sua infância e que lembra muito dos acampamentos nas beiras dos rios.


Hoje, ao lado de Nícolas, ele diz que a sensação da pesca entre pai e filho é sensacional e inexplicável, com a adrenalina a mil! E todos nós entendemos esse sentimento, já que os dois pegaram 14 belos exemplares e terminaram na terceira colocação da segunda etapa goiana do CBP 4, garantindo classificação para a grande final da competição.


“Muitos pais pescam com os filhos, mas já têm outros parceiros de pesca para a disputa de campeonatos. O recado que eu daria para esses país é para que comecem a pescar tendo seus filhos como parceiro. Afinal, pescando com o filho, a emoção vem em dobro”, comentou Emanuel.



Já Nicolas conta que esse é o seu primeiro ano de pesca esportiva, apesar de já ter ganho uma vara de pesca enquanto ainda estava dentro da barriga da sua mãe. Apesar da pouca idade, deu para perceber que a paixão dele por esse esporte já aumentou grandiosamente. Principalmente, quando o assunto é o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros.


“Eu gostei muito de ter participado do CBP, foi muito emocionante! Agora não quero mais faltar em nenhuma edição. É a melhor coisa pescar ao lado do meu pai e eu convido todas as crianças para participarem do maior campeonato de pesca do Brasil”, comentou Nicolas.



O pequeno pescador disse que pediu ao pai uma carretilha curada nesse dias das crianças e que já está montando seus equipamentos e aprimorando suas técnicas para as próximas disputas.


Uma grande brincadeira chamada pesca esportiva, com histórias incríveis que passam de pais para filhos, de avôs para netos, de amigos para amigos… O que importa mesmo é a motivação da prática desse esporte desde pequeno, mostrando não só o fator disputa, mas o quão impactante é soltar o peixe para o bem do meio ambiente.


Nós da Fish TV, desejamos um feliz dia das crianças para toda a nova geração de pescadores!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS