Betinho Ensina: isca Fat Albert

Aprenda a atar essa isca que imita insetos terrestres

Por Betinho Oliveira - 30/01/2021 em Notícias / Geral - atualizado em 01/02/2021 as 16:16

Este padrão de isca foi criado pelo pescador americano Brent Taylor, de Kansas City, Kansas, e caiu no gosto dos pescadores adeptos da pescaria de superfície, ganhando inúmeras variações. Imita insetos terrestres, como gafanhotos, besouros, formigas, etc.

Experimentei-a pela primeira vez há muitos anos, numa pescaria de trutas na Patagônia chilena. Um show!



Desde então, a utilizo em muitas situações, principalmente nas pescarias de trutas, sempre buscando variações e adaptações de tamanhos e cores, conforme a ocorrência na temporada. Posso garantir que funciona também nas pescarias de matrinxã e piraputanga, seja na natureza ou até mesmo em pesqueiros. Sua montagem é muito simples e não exige muita habilidade do atador.  


Material



-Anzol: 4 a 12 (nº.6 no exemplo)

-EVA: 2 a 3 mm de espessura, com tiras de 6 a 8 mm. 

-Combinação de cores: Bege/marrom, preto/vermelho, amarelo/preto, marrom/laranja, preto/laranja.

-Pernas: silicone legs (variando entre o marrom e preto).

-Indicador (visualização): lã acrílica branca 


Como eu ato

1º Passo: Iniciar criando uma base de linha para dar uma boa sustentação na estrutura da isca, ou seja, é um alicerce para a montagem. Passe cola para reforçar e evitar que gire. Em seguida, prenda a ponta da primeira tira de EVA na cor preta (próximo ao olho do anzol) que ficará por cima na montagem final. Amarre em direção à curva do anzol e volte enrolando a linha de atar até o ponto de partida.



2º Passo: Amarre a segunda tira na cor laranja. Repita a operação reforçando a amarração até a curva do anzol, onde paramos a primeira tira. Cubra todo o EVA com o fio de atar.



3º Passo: Faça de 3 a 4 gomos com o EVA laranja, dobre a tira preta por cima e amarre.


 

4º Passo: Coloque um tufo de lã acrílica branca amarrada pelo meio. Ao dobrar, o comprimento deve ficar no máximo na traseira da isca. Prenda dois fios de silicone de cada lado para fazer as patas traseiras.


Dica: junte os dois fios e dê um nó para montar uma espécie de joelho. Corte bem curto a parte de fora para deixar a outra ponta voltada para dentro.


5º Passo: Acrescente mais uma tira de EVA preto sobre a lã acrílica e amarre. A tira de EVA vai sustentar a Lã na posição desejada. Se necessário, apare um pouco o EVA para não encobrir a lã que será de grande utilidade para nossa visualização da isca.  Leve a linha de atar para o olho do anzol.



6º Passo: Amarre as tiras de EVA uma a uma para dar mais sustentação. Também facilita o controle do material, além de evitar arrebentar o fio de atar.


Comentário: Como existem variações dessa isca, é comum alguns atadores amarrarem tudo de uma única vez.

7º Passo: Apare a sobra de EVA começando pelo de baixo. Deixe um pouco mais comprido para funcionar como cabeça. Apare os cantos e fixe mais um fio de silicone de cada lado para fazer as pernas dianteiras.


8º Passo: Finalize o nó, passe cole por baixo e apare as patas.


TRABALHO DE ISCA

A Fat Albert pode ser feita de várias cores e tamanhos, podendo ser usada basicamente de duas formas: imóveis, simplesmente imitando o inseto caindo da árvore, ou com pequenos toques para imitar o bicho se debatendo. 

Nos lagos arremessamos bem próximo da margem, ou de alguma estrutura, como pedras e paus. Também pode ser utilizada para pescar no visual, quando as trutas estão comendo no meio do lago.

Nos rios o arremesso é feito bem próximo da margem, nas entradas e saídas de poços, sob galhadas (parte sombreada), de juncos, salses, quila (espécie de bambú nativo da Patagônia), etc.

No caso da pescaria de trutas, até hoje não consegui explicar o motivo de os besouros e afins caírem na água e não se debaterem. Seria pela baixa temperatura da água ou se eles se movem a truta come?

Como não temos uma resposta definitiva, adotamos os dois critérios. Arremessamos e contamos até cinco. Se não atacar, movimentamos a isca por alguns metros com pequenos e curtos toques.

Todos os materiais para confeccionar esse atado estão disponíveis na minha loja, Betinho Fishing & Adventures. Se houver qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo e-mail betinhoflyeco@uol.com.br ou telefone 11 3819-8424 e ver mais dicas minhas no site www.betinhofly.com.br

Boa pescaria!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS