380 milhões de anos: fóssil de animal ‘intermediário’ entre peixes e tetrápodes é encontrado

Predador, o animal tinha grandes presas e respirava o ar na superfície com maior facilidade.

Por Marcelo Telles - 08/02/2024 em Notícias / Geral

Cada dia que passa, pesquisadores e cientistas encontram mais e mais curiosidades a respeito da história da evolução da vida em nosso planeta.


Dessa vez, um fóssil de um peixe, de aproximadamente 380 milhões de anos, nomeado de Harajicadectes zhumini, foi encontrado no Rio Finke, um dos mais antigos do mundo, que fica localizado na Austrália. A questão aqui, porém, é que a espécie analisada tinha algumas características bem peculiares.


Além do período em que viveu, que chama bastante a atenção, suas características físicas também faziam com que a espécie tivesse uma maior adaptação para respirar fora da água.


Pesquisador com fóssil de espécie "intermediária". Foto: Reprodução / Universidade Flinders. 


Com aproximadamente 40 centímetros de comprimento, o animal estaria classificado entre uma espécie de peixe e uma espécie de tetrápode, que são os animais vertebrados que possuem quatro membros. O artigo foi publicado nesta semana, na Journal of Vertebrate Palaeontology, renomada revista científica.


O jornal em questão é da Society of Vertebrate Paleontology, uma organização diversificada, formada por cientistas, estudantes, artistas, preparadores, defensores, escritores e estudiosos em todo o mundo.


De acordo com os pesquisadores, o principal objetivo da Sociedade é avançar na ciência da paleontologia de vertebrados em todo o mundo, servindo aos interesses comuns e facilitando a cooperação de todas as pessoas preocupadas com a história, evolução, ecologia e anatomia.


A descoberta do fóssil, apesar de ter sido publicada recentemente, não veio de uma pesquisa recente. Depois de 50 anos de muitos estudos, os pesquisadores finalmente chegaram a um resultado certeiro.


Afinal, fragmentos desse fóssil já haviam sido encontrados nos anos 70 e 90, mas só agora, com a descoberta de um novo grande fragmento, tudo conseguiu se unir.


Fóssil de espécie encontrada recentemente. Foto: Reprodução / Universidade Flinders - Brian Choo. 


Predador, de nadadeiras lobadas, presas grandes e escamas ósseas, o Harajicadectes zhumini foi muito importante na evolução dos peixes, grupo mais antigo de vertebrados.


As primeiras formas de exemplares de peixes, mesmo sem ter mandíbulas, barbatanas ou escamas, são datadas de 500 milhões de anos atrás.


Com o passar dos anos, os peixes começaram a se espalhar por todo o planeta, sendo encontrados, hoje, em todos os habitats aquáticos existentes, desde os rios, lagos, até todas as águas dos oceanos. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS