Aquários: já pensou ter um peixe do Pantanal?

Estudo busca desenvolver tecnologias de criação em ambientes controlados

Por Laís Vanessa - 06/07/2020 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 04/08/2020 as 10:00

O Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), vem desenvolvendo o tema peixes de aquário - ou peixes ornamentais - do Pantanal, como alternativa de renda. 

 

Segundo Jussara Utsch, diretora do Instituto Sustentar, o objetivo do estudo é desenvolver tecnologias de criação de peixes ornamentais em ambientes controlados e levar ao conhecimento de pescadores profissionais, guias de pesca, criadores, comerciantes  e ao público geral interessado, por meio de um manual que sirva de base para educação ambiental e o desenvolvimento do potencial da aquariofilia na região. “A prática de forma sustentável, legalizada e sem agressão ao meio ambiente, pode se tornar uma fonte de renda para a população local, e ajuda a diminuir a pressão de pesca sobre espécies já bastante exploradas no Pantanal”, ressalta a diretora. 


FOTO:  Claumir Muniz

 FOTO:  Claumir Muniz


De acordo com o artigo, a prática mais sustentável e indicada é a pesca devidamente regulamentada na natureza, em que são adquiridas as matrizes saudáveis e com características desejadas. Essas matrizes reproduzidas em cativeiro são utilizadas para produção de novos espécies, que podem se adaptar mais facilmente ao cultivo em aquário.  A atividade ressalta que é preciso fomentar esse tipo de atividade, enfatizando rigorosamente que jamais se deve partir para o extrativismo. 

  

Veja a notícia na TV:

 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS