Truta brasileira será apresentada em Portugal

Pesquisador brasileiro Felipe Luiz tem artigo aprovado para 15º Congresso Europeu de Ictiologia

Por Fish TV - 04/06/2015 em Notícias / Geral

"A Introdução da Truta Arco-íris na Serra Catarinense no contexto sócio espacial" esse é o título do artigo produzido pelo pesquisador e mestrando em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, Felipe Luiz, aprovado para ser apresentado no 15º Congresso Europeu de Ictiologia, um dos maiores eventos do mundo com temas centralizados em pesca esportiva.

(Imagem: Divulgação/FishTV)


O artigo traz informações sobre a introdução da espécie Oncorhynchus mykiss no Brasil, o que ocorreu pela primeira vez em 1949, na Serra da Bocaina (MG). Segundo o pesquisador as principais razões para sua introdução em rios brasileiros teria sido o incremento da pesca esportiva e do turismo, muitas vezes com o argumento da suposta ausência de outras espécies de peixes nos rios, como ocorreu, por exemplo, na Serra Catarinense.

Com esse trabalho, o pesquisador quer resgatar os dados históricos da introdução da truta arco-íris no contexto da Serra Catarinense, com foco no município de Urubici. "Embora historicamente a truta tenha sido introduzida por iniciativa governamental, os principais incentivadores dessa atividade, atualmente são empresários do ramo turístico e pescadores amadores", conta Felipe, que também é pescador de fly fishing e integrante da Associação Brasileira de Pesca com Mosca.

(Imagem: Reprodução)


O 15º Congresso Europeu de Ictiologia irá acontecer de 7 a 11 de setembro de 2015, em Porto, Portugal. O Congresso irá tratar do peixe como matéria de pesquisa em diversas ciências biológicas e as principais palestras serão ministradas pelos mais reconhecidos pesquisadores de peixes do mundo. 

Informações no site http://www.ciimar.up.pt/ecixv.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS