Ex-pescador predatório vira guia de pesca esportiva e se emociona: “Mudou a minha vida!”.

Hoje, amapaense Manoel Basílio é campeão de vários torneios de pesca esportiva e trabalha como guia de pesca, mudando a vida de toda a sua família. “Melhor decisão que já tomei”.

Por Marcelo Telles - 09/07/2025 em Notícias / Fish TV News

Uma história daquelas! Para mostrar para o mundo inteiro os benefícios da pesca esportiva!


A pouco mais de 100 quilômetros do centro de Macapá, no Amapá, bem na beira do Rio Araguari, um ribeirinho vive tranquilo com a sua família.


Ao chegar em sua casa, além da alegre e simpática recepção, algo toma conta da visão de qualquer apaixonado por pesca esportiva: prateleiras repletas de troféus.


“Campeão do torneio de pesca esportiva X”... “Maior peixe do torneio de pesca esportiva Y”... E assim, você acaba de chegar na casa de Manoel Basílio, guia de pesca esportiva e competidor de alto nível!


Foto: Fish TV.

Bom, até aí, seria mais uma história legal dentre tantas outras. Porém, precisamos de apenas alguns minutos de conversa para conhecer um pouco mais a respeito de Basílio, que não tem receio em esconder: era matador de peixe.


Mas o que mais importa nessa história, é que Basílio mudou totalmente a sua mentalidade ao perceber os benefícios que o esporte poderia trazer, para a natureza e para a sua família.


Em uma longa conversa com a equipe da Fish TV, Basílio conta que ele, assim como a grande parte dos pescadores da região, praticava a pesca predatória.


“A gente nem pensava no que estava fazendo. Para mim, no primeiro momento, a pesca esportiva chegou para ensinar. A gente não tinha esse conhecimento. Muitos aqui praticavam a predação e não tinham noção do mal que estavam fazendo”, comentou.


No início, Basílio confessa: foi estranho! Na época, ao ver uma grande movimentação no rio, Basílio foi procurar entender o que estava acontecendo. Tratava-se de um grande torneio de pesca esportiva, movimentando toda a cidade, repleto de pescadores.


E, acostumado a capturar e abater grandes peixes da região, ele se assustou quando falaram que era preciso capturar e soltar o peixe, para valer a pontuação. “Ué, como assim? Como eu vou soltar um peixe grande?”, disse ele, na época.


“Essa foi a minha primeira reação ao ver um torneio de pesca esportiva. Foi estranho no começo, mas não demorei muito para entender o propósito. Larguei a predação para sempre”.


Foto: Fish TV.


Isso tudo porque Basílio começou a participar de torneios e se tornou um dos melhores competidores, colecionando troféus por onde passa. E, como já conhecia o rio melhor do que ninguém, também começou a trabalhar como guia de pesca esportiva.


Rapidamente, ele percebeu o quanto poderia ganhar a mais, comparado ao seu trabalho anterior. Em pouco tempo, Basílio conseguiu mudar de vida, melhorar o dia a dia de toda a sua família, além de ganhar dinheiro fazendo o que mais gosta.


A entrevista com Basílio foi feita pela equipe da Fish TV enquanto era feita a cobertura do 2º Workshop da Pesca Esportiva e Amadora no Amapá. Junto da equipe, estava Leandro Maia, presidente da Associação Amapaense de Pesca Esportiva, amigo pessoal de Basílio, que trouxe o pescador para o mundo da pesca esportiva.


Além disso, Leandro foi fundamental na vida do amigo, ao dar um grande apoio, quando Basílio pensava em desistir. Nesse momento, na entrevista, Basílio não segurou as lágrimas e precisou de uns minutos para beber água e se recompor.


“A gente lembra de muita história, passa muita coisa pela cabeça. O Leandro esteve do meu lado quando eu mais precisei. A pesca esportiva traz essa união. É um esporte que a gente é de coração mesmo. Eu sei os benefícios que ele traz, principalmente pra essa região do jeito que está hoje. Quanto mais a gente conseguir acabar com a pesca predatória, melhor”, comentou Basílio, bem emocionado.


Foto: Fish TV.


Ele ainda diz que a matança está muito grande na região. Segundo ele, pescadores predatórios posicionam as boias nos locais onde os peixes dormem. Recentemente, Basílio disse ter visto dois senhores com mais de 60 boias na água, capturando e matando peixe de dia e de noite.


Como se já não bastasse, Basílio comenta sobre os mergulhadores da região, que fazem um tipo de pesca diferente, matando ainda mais exemplares.


“Por isso que hoje, nesse rio, está difícil você tirar um peixe grande”.


Hoje, apaixonado pelo esporte, ele vê que a escolha deu resultado. Em uma casa cheia de amor e troféus de pesca esportiva, a família vive muito melhor do que antes, além de fazer um bem sem igual para a natureza.


“Eu não sei viver mais sem a pesca esportiva”, encerrou Basílio, rindo e agradecido.


Foto: Fish TV.


Uma baita história, que mostra como pescar e soltar pode mudar vidas. A cobertura que a Fish TV fez do 2º Workshop da Pesca Esportiva e Amadora no Amapá, mostra que o estado está dando passos importantes para o avanço da sustentabilidade. Os rios da região são gigantescos para a pesca esportiva, com peixes grandes e muito fortes, tendo todo o potencial para se tornar uma das grandes referências do país no esporte.


Ver histórias como a de Manoel Basílio é uma prova que mudar a mentalidade, pelo bem do meio ambiente, vale a pena. Um exemplo a ser seguidos por tantos pescadores que ainda não entenderam o real propósito da pesca esportiva.


Parabéns pela sua nova mentalidade, Basílio! Sua história vai inspirar muita gente!



A entrevista com Manoel Basílio e a cobertura do 2º Workshop da Pesca Esportiva e Amadora no Amapá fazem parte do Fish TV News especial, que está no ar, nesta semana, na programação da Fish TV! 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS