Torneios de Pesca Esportiva movimentam Norte e Sul do Brasil nos próximos dias

Competições no Pará, Paraná e Rio Grande do Sul fortalecem o pesque e solte, atraem participantes e movimentam as águas com emoção e espírito esportivo

Por Alice Mesquita - 11/07/2025 em Notícias / Competições - atualizado em 11/07/2025 as 09:10

O próximo fim de semana reserva grandes encontros para os apaixonados pela pesca esportiva. Nas regiões norte e sul do país, eventos reúnem competidores, famílias e comunidades para grandes disputas. Combinando esporte, sustentabilidade e integração, os torneios visam valorizar, cada vez mais, a prática do pesque e solte. Confira abaixo as principais competições.



Região Norte


Pará recebe mais uma edição do TPE Xingu 


Nos dias 11 e 12 de julho, São Félix do Xingu, no estado do Pará, ganha protagonismo no 4º Torneio de Pesca Esportiva de São Félix do Xingu. Com mais de R$ 60 mil em premiações, a competição, na modalidade de pesca embarcada, conta com as categorias mista, masculina e feminina, a fim de atrair diferentes públicos e muita emoção. 


Realizado há quatro anos, a ideia de criar o torneio surgiu da própria vivência dos organizadores com a modalidade. Na época, o município ainda não contava com nenhuma competição do tipo, então, o grupo decidiu lançar o TPE Xingu com o objetivo de incentivar a prática da pesca esportiva na região. 


Desde então, o torneio vem crescendo a cada edição e tem contribuído para fomentar o turismo local, fortalecendo a imagem do município como destino do pesque e solte. Nesta edição, a expectativa é reunir mais de 300 participantes, já sendo somadas 35 equipes até o momento. Com adesão crescente por parte dos competidores, o TPE Xingu é mais uma iniciativa que visa o incentivo à prática responsável na região do Pará. A expectativa, por parte dos organizadores, é de mais uma edição movimentada, reunindo competidores, apoiadores e a comunidade local. 



Região Sul

Paraná realiza 4ª etapa do Torneio Anual de Pesca ao Tucunaré

Dia 12 de julho, no estado do Paraná, a cidade de Alvorada do Sul receberá a 4ª etapa do 10º Torneio Anual de Pesca ao Tucunaré. Organizado pela Liga Norte Paranaense de Pesca Esportiva (LNPPE), o evento, que ocorre na Represa Capivara, celebra uma década, promovendo a valorização da pesca esportiva e o compromisso com a preservação ambiental


Os participantes disputarão premiações do 1º ao 10º lugar, além de troféus especiais para o pescador e pescadora, ou equipe, que capturar o maior exemplar de tucunaré em cada etapa. Nesta edição, algumas novidades foram implementadas, como o número de etapas, ampliado de cinco para seis, e a cota de exemplares por equipe, que também aumentou, passando de quatro para cinco.


Com foco na conscientização sobre a importância da prática do "pesque e solte", o torneio busca envolver não apenas os pescadores, mas também a comunidade em geral.



Torres-RS sedia a final do Robalo Master Brasil 2025


E no Rio Grande do Sul acontece a grande final do Robalo Master Brasil 2025, torneio que percorreu quatro estados ao longo de quatro meses, e reuniu mais de 150 pescadores durante as etapas classificatórias. A competição, realizada na modalidade individual, consagrou os três melhores de cada estado, que agora disputam o título máximo da temporada.


Ao todo, são 12 finalistas que irão colocar à prova suas habilidades nos dias 12 e 13 de julho, no Rio Mampituba, em Torres-RS, um local simbólico para a competição, já que foi no Rio Grande do Sul que o Robalo Master surgiu. Cada competidor poderá capturar até cinco peixes por dia, e o que vale é a soma total do peso das capturas ao longo dos dois dias de prova.


Esta edição marcou a primeira vez que o torneio foi realizado em nível nacional. O objetivo foi ampliar o alcance da competição, levar o Robalo Master a novas regiões e, com isso, também aumentar o número de competidores. E no próximo domingo, a disputa vai definir quem leva o título de melhor pescador de robalos do Brasil.



De norte a sul do país, as competições de pesca esportiva seguem evidenciando a paixão de quem vive cada lançamento com emoção e respeito à natureza. Mais do que competir, é uma oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer laços e celebrar o verdadeiro espírito do pesque e solte. Aos competidores, boa sorte! E a você que acompanha, continue ligado na Fish TV e fique por dentro de tudo que acontece na pesca esportiva.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS