PROFESSOR LANÇA PROJETO QUE PRÊVE APRENDIZADO ATRAVÉS DA PESCA ESPORTIVA

Conheça o `Escola da Pesca’, idealizado por Felipe Luiz, no litoral de Santa Catarina

Por Fish TV - 19/09/2017 em Notícias / Geral

A pesca esportiva é realizada por aproximadamente 11,5% da população mundial, que gastam bilhões de dólares anualmente para participar desta atividade (Cooke e Cowx, 2004). Além disso, a pesca esportiva é muito mais que um lazer, pois envolve técnica, conhecimento do peixe, seus hábitos alimentares e onde se "entocam". Sem falar nos fatores ambientais intrínsecos como tábua de maré, fases da lua, pressão atmosférica, temperatura da água, e toda paisagem no entorno e a relação entre os ecossistemas.

Pois bem! Levando esses fatores em consideração, e ainda tendo como base o `Ocean Literacy’, que utiliza a temática dos mares e oceanos para atrair os estudantes na Califórnia/EUA, o professor de Ciências, Felipe Luiz, acaba de lançar o projeto `Escola da Pesca’.

A iniciativa tem o intuito de propor aos estudantes do 7ºano do Ensino Fundamental II, da escola EBM Manoel José da Silva, em Bombinhas, munícipio de Santa Catarina, experiências de aprendizagem através da pesca esportiva. "A pesca de praia torna-se para o professor uma excelente proposta educacional e experimental para despertar nos estudantes outros sentimentos e vontades que os estimulam para a disciplina estudada, pois ao entrar em contato com a prática, criamos condições de promover discussões e questionamentos, promovendo reflexões", afirma Felipe.

O objetivo é que, passada a fase de aplicação do projeto na EBM Manoel José da Silva, o `Escola da Pesca’ torne-se uma disciplina eletiva ou atividade extracurricular em Bombinhas. Felipe faz especialização em Ensino de Ciências da Marinha na IFSC (Itajaí), e o projeto `Escola da Pesca’ também é seu projeto de conclusão de curso. 



Sobre as expectativas diante do `Escola da Pesca’, o professor mostra-se bastante confiante. "Nós já iniciamos o projeto, são 12 estudantes participando por interesse, onde a sua maioria tem algum parentesco com pescadores industriais e artesanais da região. A cidade, além da vocação turística, também é tradicional na pesca artesanal e industrial, e a escola está a 200 metros do mar, ou seja, temos todo um oceano a poucos passos para explorar. As aulas são ministradas todas as sextas-feiras no contraturno dos estudantes, e a cada 15 dias temos as aulas totalmente práticas de pesca", explica.

O projeto `Escola da Pesca’ começou no último dia 15 de setembro e vai até 19 de dezembro. 

Foto: Ieda Funari/Divulgação
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS