VAI COMEÇAR! Primeiras etapas estaduais do CBP 4 serão neste final de semana

Etapas goianas da quarta edição serão disputadas amanhã e domingo, com diversas novidades e promessa de adrenalina sem igual!

Por Marcelo Telles - 23/09/2022 em Notícias / Competições - atualizado em 23/09/2022 as 18:09

Após muita espera, chegou o grande dia! Amanhã, os pescadores inscritos para a primeira etapa goiana vão poder matar a saudade de maior campeonato de pesca esportiva em pesqueiros do Brasil!


No dia 19 de março deste ano aconteceu a grande final da terceira edição e, meio ano depois, todos vão poder mergulhar, mais uma vez, nesse incrível universo chamado Campeonato Brasileiro em Pesqueiros!


Quer participar mas ainda não fez a sua inscrição? Restam apenas poucas vagas para algumas etapas desta quarta edição: clique aqui e participe!




Muito se engana quem acha que a quarta edição será apenas mais uma entre tantas. Afinal, o CBP 4 conta com inúmeras novidades: são mais de 200 mil reais em dinheiro e muito mais chances de ganhar!


Outra mudança foi nos critérios de classificação: assim como no CBP 3, em cada etapa, três duplas se classificam para a grande final. Porém, seguindo uma solicitação dos próprios pescadores, não irá mais existir a classificação via maior peixe da etapa e o critério de definição da classificação vai ser igual o da grande final, respeitando a somatória por peso e levando as três primeiras duplas da classificação de cada etapa para a finalíssima. Lembrando que o maior peixe de cada etapa receberá, a partir de agora, uma premiação em dinheiro.


Outro fato importante é que agora, na quarta edição, o CBP já está sendo regulamentado pela Confederação Brasileira de Pesca Esportiva e todos os pescadores participantes receberão filiação eletrônica anual à entidade, de forma 100% gratuita.




Falando em novidades, os atletas inscritos para as etapas goianas já irão ter um privilégio: uma nova arena! Amanhã e domingo, dias 24 e 25 de setembro, as etapas classificatórias de Goiás vão ter como palco um novo pesqueiro!


O Clube Pescar de Luziânia-Go será palco das primeiras etapas e é conhecido por atrair pescadores de todos os cantos do país pelo seu carro-chefe: suas Pirararas gigantes, chegando até aos 50kg e seus Tambas que ultrapassam os 30kg!


Desde o dia 13 de setembro a equipe da Fish TV já está no local montando toda a estrutura para este final de semana e preparando o terreno para a arena pegar fogo! Tem também atração por lá: foi montado um sistema de som totalmente novo e uma área com 47 camarotes para que os visitantes possam assistir a disputa ao vivo no local!




Mas só quem está no Clube Pescar para sentir toda a ansiedade que contorna o lago. Podemos dizer isso pois diversos pescadores já chegaram ao pesqueiro e estão fazendo os seus aquecimentos para a disputa.


É o caso do grande Thor, pescador muito conhecido no Campeonato Brasileiro em Pesqueiros. Inácio, o Thor, já tirou um tempinho para lançar suas iscas na água e tirar um pouco da ansiedade da estreia. Porém, o pescador já adianta que suas expectativas estão altas para a quarta edição.


“Minha expectativa é a melhor possível. Sempre a Fish TV tem uma baita organização e já dou meus parabéns à toda equipe por ter escolhido um ótimo lugar para começar esse campeonato, com uma estrutura excelente e muito peixe. Treinamos bastante e a expectativa está bem forte. Entre os dez, temos certeza que a gente fica!”.




Thor está otimista. Afinal, ele não é super conhecido à toa. O pescador de Santa Catarina é um dos grandes nomes da pesca esportiva do nosso país e é o atual bicampeão catarinense do CBP (título esse que conquistou quando já estava com vaga garantida na final do CBP 3). Mas apesar de dizer que tem, Inácio não quer abrir o jogo sobre a sua estratégia. Seria isso parte do plano?


“A estratégia nossa já está montada, mas não vamos passar para os nossos concorrentes (risos)… A gente veio uns dias antes já para treinar, estamos todos brincando aqui e curtindo o momento. Já sabemos a isca que vamos usar também… O Noni é o pescador da dupla e eu faço a estratégia da equipe… Só sei que vai cansar o braço”, comentou o pescador. 


Quem também falou com a gente foi a grande equipe de apresentadores do CBP, que comandam o espetáculo! São eles: o narrador do CBP e apresentador do Quinto Tempo CBP, Kleber Sanches. O repórter do CBP e apresentador do Resenha CBP, Rafinha Minhoca. O comentarista técnico do CBP e apresentador do Quinto Tempo CBP, Luciano LP. E o zootecnista e comentarista do CBP, Fábio Mori.




O narrador Kléber já adianta que a expectativa está muito grande. Segundo ele, além da constante evolução técnica dos pescadores, a quarta edição traz muitas mudanças no regulamento e nas premiações.


“Diversas solicitações dos próprios pescadores foram atendidas, como três vagas por somatória por quilos em cada etapa, retirada das cordas de contenção nos cantos das arenas, mais premiações, distribuição dos prêmios para mais duplas…”, comentou.


Kleber também diz achar que a nova arena de Goiás pode bater o recorde em somatória por quilos desta edição e, segundo ele, quem sabe até de toda a história do CBP! Ele aposta que a edição de número 4 do CBP tem todos os ingredientes para ser a melhor da história.


Ele aredita que os números vão aumentar devido à algumas decisões tomadas pela direção do campeonato e pela constante evolução dos competidores. Kleber ainda traz dicas para quem for pescar esse final de semana nas duas disputadas goianas.


“Acredito que quem conhecer a arena nova, já tiver pescado no Clube Pescar, pode sair um pouco na frente. O reconhecimento do lago é sempre muito importante, não só no CBP, mas em nossas pescarias no dia a dia também. A agilidade nos processos também pode fazer a diferença na produtividade. Um bom entrosamento da dupla é fundamental, enquanto um pesca o outro já deixa tudo pronto, troca iscas, sistemas, observa o que está acontecendo. Tentar retirar rapidamente os peixes, porém sem afobar e forçar demais para não perder os exemplares que são valiosos! Acima de 2kg tá valendo! Sobre dicas, recomendo que os pescadores estejam com os braços descansados (risos). As etapas de Goiás prometem ser bem agitadas”, diz o animado apresentador.




Já Rafinha Minhoca está pronto para mais uma temporada de gravações do programa que encantou os pescadores brasileiros: Resenha CBP! Minhoca também se diz ansioso e com altas expectativas para esta quarta edição.


Segundo ele, não tem como ser diferente quando se fala do maior campeonato em pesqueiros do Brasil! Isso tudo, de acordo com Rafinha, se intensifica quando lembramos das novidades desta edição, como aumento das premiações, nova arena e muitas emoções.


“Para mim, não tenho dúvidas: vai ser a melhor edição do CBP! O campeonato busca melhorar a cada ano e é uma competição incrível”, comenta.


Já sobre o Clube Pescar, Rafinha diz que o sucesso é certo. Com muita produtividade, muita ação e com peixes enormes, o pesqueiro é um dos grandes destaques para o apresentador.  Ele ainda diz o que pode fazer a diferença para os pescadores nas disputas de sábado e domingo.


“Na arena do Clube Pescar, o que vai fazer a diferença é a agilidade das duplas. Como é um lugar com um potencial muito forte e com muita ação, tem que ter agilidade no arremesso, na pesagem, na volta para a pescaria após a soltura… Muita agilidade! As duplas que se destacarem nesse quesito vão fazer a diferença na competição”, comentou.


Sobre mais uma temporada do Resenha CBP, Rafinha não esconde a gratidão. Na última edição, foram meses de muito trabalho e dedicação para entregar o melhor. O resultado positivo só poderia servir de combustível para as gravações desta nova etapa do programa.


“O Resenha CBP é um modelo que deu muito certo, com uma aceitação muito grande e com uma audiência muito boa! A cada dia que passa, a galera entende mais e mais o verdadeiro espírito da pesca esportiva, que é a amizade, a brincadeira… Então, nessas próximas gravações, o público pode esperar ainda mais resenha e a galera entrando de cabeça na brincadeira! Tá muito bacana, muito família, tá top demais construir esse programa junto da galera”, agradeceu Rafinha.




Outro apresentador que deu a sua opinião a respeito do CBP 4 foi Luciano LP. O comentarista técnico diz que a quarta edição da disputa vai ser um marco para a pesca esportiva e para a história do campeonato. Segundo ele, em gênero, número e grau. Principalmente quando as primeiras etapas têm como palco a arena do Clube Pescar.


“Além da super população de vários exemplares diferentes, a arena do Clube Pescar é conhecida pela sua produtividade, assim como pela naturalidade e classificação por somatória por quilo. A taxa de corte de classificação será em torno de 300kg para garantir vaga”, comentou.


LP também trouxe dicas para os pescadores das etapas de sábado e domingo. Segundo o comentarista, o que vai fazer a diferença para se conseguir uma classificação para a final são os estilos de pescarias.


“É isso que vai definir todo o campeonato goiano. Pois, nesta edição do CBP de Goiás, temos competidores de todos os cantos do Brasil, cada um no seu estilo. A dica é retirar o peixe rápido, aproveitar cada tempo de raia, mudar as iscas e sistemas a cada três minutos até identificar o sistema e isca que em menos tempo traz a produtividade. As grandes Pirararas serão a supresa desta edição, pois o Clube Pescar é conhecido como a morada das grandes do rabo laranja”, disse Luciano.




Já Fábio Mori, comentarista ambiental e zootecnista da competição, também acompanha os seus colegas na alta expectativa para a quarta edição. Segundo ele, isso fica ainda mais forte quando falamos sobre o novo parceiro do CBP: a arena goiana.


Com bastante potencial, muito peixe e clima excelente, Mori destaca que troféus maravilhosos podem sair e fazer a diferença nas etapas um e dois de Goiás. Porém, sobre todo o restante da competição, Mori comenta que todos os outros pesqueiros estão buscando melhorias e vindo ainda mais fortes para essa nova etapa da pesca esportiva.


“As arenas estão cada vez mais profissionalizadas e mais técnicas. Além de tudo, tem pesqueiro comprando exemplares entre 40kg e 50kg. Vai ser incrível, vai ser a melhor edição de todos os tempos”, comentou.


Para o final de semana, Mori diz que as excelentes ações, com os grandes e belos exemplares, vão somar na quantidade de peixes capturados, trazendo grande alegria para os competidores e para quem tiver assistindo. Já sobre a estratégia, o zootecnista comenta o que faria se fosse pescar nas duas etapas goianas do CBP 4.


“O que vai fazer a diferença é o pescador ter uma estratégia mista: de fundo para os grandes exemplares e, também, tentar no meio e na superfície os Tambas, por exemplo. Em Goiás temos raias de um lado só da arena, que tem uma profundidade entre 5 e 8 metros… Isso possibilita o pescador ter essa dupla ação para tentar pegar os peixes da melhor forma possível”, finaliza Mori.




Não vai poder participar das etapas goianas? Calma, você pode acompanhar diretamente do Instagram da Fish TV as lives em vários períodos do dia!


Nas etapas goianas, Juninho Bertazi, apresentador do Pesqueiros do Brasil, comandará a atração. Nas próximas etapas, o jornalista Marcelo Telles, apresentador do Fish TV News, voltará às lives do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros.


Quer participar mas ainda não fez a sua inscrição? Restam apenas poucas vagas para algumas etapas desta quarta edição: clique aqui e participe!


O CBP 4 conta com o apoio de: BUFFALO MOTORESKTOPLAY PESCA, ALBATROZ FISHING, MARURI FISHING, ACEZO, CLOTER RYTOS, HAXEA, LIFE K, LUMIS, SILICONES PAULISTA, ALL FISHING BRASIL, BIGUA MASSAS, BOIAS BARÃO, EBF PESCAHIDEA MOTORESJEM COMERCIALSECURITY e ZEEO.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS