Projeto de desenvolvimento da pesca esportiva em Maringá-PR: conheça a LPEM

Organizadores da Liga de Pesca Esportiva de Maringá, grande torneio que está acontecendo, têm conversas adiantadas para aprovação de projeto que regulamenta a pesca esportiva nos lagos da cidade

Por Marcelo Telles - 06/05/2022 em Notícias / Competições - atualizado em 06/05/2022 as 16:52

Para os amantes da pesca esportiva, nada melhor do que conhecer novos torneios, bem organizados e gostosos de disputar, pelos quatro cantos do nosso país.


Mas quem costuma pescar nas bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paranapanema, provavelmente já conhece a LPEM.


LPEM é a sigla que representa a Liga de Pesca Esportiva de Maringá, torneio que está acontecendo desde fevereiro, em sua segunda edição.


A Fish TV conversou com os diretores e co-fundadores da LPEM, Edson Luiz Fernandes, André Duenhas Machado, Humberto de Oliveira, Stephan Mazzaro e Rodolfo de Poli para saber mais informações e toda a história desse grande evento.




Esta segunda edição está acontecendo nas bacias hidrográficas do Rio Paraná e do Rio Paranapuema, além das áreas represadas (UHE Sérgio Motta-SP/MS e UHE Rosana-PR/SP), abrangendo seis etapas: em Florestopolis-PR, em Teodoro Sampaio-SP, em Presidente Epitácio-SP, em Bataguassu-MS, em Santo Antônio do Caiuá-PR e na cidade de Anaurlândia-MS.


A LPEM acontece em duas sequências de três meses: fevereiro, março, abril e em setembro, outubro e novembro deste ano.


O Torneio está na sua 2º edição, sendo que em 2021 contou com a participação de 3 equipes. Agora em 2022, a Liga possui 5 equipes, compostas por 3 pescadores cada uma.


O torneio foi um desejo de um grupo de pesca que sempre pescou junto, porém, sem nada estar em jogo. Surgiu de um grupo de pesca e um jogo de pôquer, onde a turma se reunia toda quinta-feira para jogar, falar sobre pescaria e fazer um churrasco. 




Então, segundo os organizadores, decidiram oficializar o torneio e prepararam um calendário, conseguindo alguns patrocinadores da cidade para comprar os troféus.


As cinco equipes são: Equipe Kingfisher, Equipe Fishing Brothers, Equipe Team Ocelos, Equipe Yellow Blue e a Equipe Team Cabelera.


A principal regra é a preservação do meio ambiente e a prática da pesca esportiva. A premiação é a entrega de troféus para as equipes participantes, não havendo prêmios em dinheiro.


Hoje, com metade do torneio já realizado, esta é a classificação parcial: O Team Ocelo, representado pelos pescadores André e Rafael, lidera com pontuação de 544,00. Na vice-liderança, Kingfisher, do Edson, Hiro e João, com 470,00. Por enquanto, a equipe Fishing Brother, do Humberto, Bruno e Fábio, está levando a medalha de bronze com o terceiro lugar e pontuação de 460,00. Em quarto, Cabelera Team, representado pelo Paulo, Stephan e Renan com 357,50, e na quinta colocação, com 230,50, Yellow Blue, do Rodolfo, Sidinei e Wesley.




Para sentir essa emoção e participar da LPEM, por enquanto, só por meio de convite de algum membro do grupo. Os diretores e co-fundadores dizem que a ideia é que o torneio continue a crescer, mas não de maneira descontrolada.


“Queremos que os pescadores que vierem a participar sejam realmente pescadores esportivos e ajudem na divulgação e crescimento do nosso esporte”.


Outro fato muito interessante é que a LPEM possui conversas avançadas com um vereador de Maringá-PR, com um projeto na câmara para aprovar a regulamentação da pesca esportiva nos lagos da cidade e fomentar a idéia de preservação dos peixes nesses locais.


Eles ainda comentaram que possuem a idéia, também, de fazer campanhas educativas nesses parques para conscientizar a população em geral para a importância da pesca esportiva.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS