Pesqueiro Valle Verde passará por reestruturação e voltará como arena CBP Open em 2024

Um dos pesqueiros mais importantes da história do CBP, Valle Verde passará por um planejamento de reestruturação. Etapas do CBP Open no pesqueiro são suspensas e arena voltará na próxima edição.

Por Marcelo Telles - 18/08/2023 em Notícias / Competições - atualizado em 18/08/2023 as 17:21

O pesqueiro Valle Verde, em Mandirituba-PR, um dos mais importantes e respeitados do país, grande parceiro da Fish TV e sede das últimas etapas paranaenses do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros, que já deu tantas alegrias aos competidores, passará por um processo de reestruturação.


O pesqueiro, que era uma das arenas que estavam confirmadas para o CBP Open deste ano, acabou passando por um frio muito intenso e inesperado neste inverno, onde as baixas temperaturas acabaram causando a morte de vários exemplares de peixes redondos.


Por isso, o Valle Verde passará por um forte plano de reestruturação, focado em recuperar o número de exemplares e a grande produtividade que o lago sempre teve, e que tanto alegrou os competidores nas disputas paranaenses do CBP.



Em conversa com a Fish TV, o proprietário do pesqueiro, Seu Edelar, contou que o local ainda tem cerca de 320 Pacus, de 6kg para cima, que estão muito bem e continuam passando por tratamento para protegê-los, além das já marcantes Carpas-Cabeçudas, peixes centrais das disputas no Paraná, que continuam dominando o lago, cada vez maiores e muito saudáveis.


Seu Edelar também já está em conversa direta com o zootecnista do CBP, Fábio Mori, conhecido pelo seu excelente trabalho em todas as edições do CBP.



Aliás, também fomos conversar com Fábio Mori para saber, exatamente, o que está dentro do planejamento de reestruturação do pesqueiro.


De acordo com Mori, dentro dos próximos meses, o plano engloba as seguintes ações:


- Transferência dos peixes para um tanque específico de engorda, com monitoramento constante.
- Criação e execução de um plano de manejo alimentar, com alimentação focada no crescimento rápido dos exemplares.
- Monitoramento e acompanhamento zootécnico para que parasitas não apareçam.
- Utilização de todo o espaço do Valle Verde, que ainda não é voltado para a pesca, para dividir esses peixes e para que eles tenham alimentação e crescimento natural.
- Retorno dos exemplares para a arena, ao atingirem o peso desejado e se acostumando a comer o dia todo.
- Investimento pesado em Carpa-Húngara.
- Atenção especial para espécies como Carpa-Cabeçuda e Catfsih, peixes de regiões mais frias.
- Compra de exemplares de Carpa-Húngara de tamanhos diferenciados.
- Compra de exemplares de Pintado de tamanhos diferenciados.


O zootecnista do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros também comentou que, após todos esses processos, encontraremos um pesqueiro Valle Verde com uma força jamais vista antes, com maior quantidade de peixes e de grandes tamanhos.


Também em contato com Mori, Edelar comentou sobre a preparação para uma arena com foco em peixes da região, principalmente, as Carpas.


“O frio chega muito forte nesta época. Vamos ter que focar, a partir de agora, em peixes específicos da nossa região. Por exemplo, a Carpa-Cabeçuda e a Carpa-Húngara. Vamos voltar ainda mais fortes”, comentou.



Por isso, pensando em todos os pescadores do Open, a Fish TV conversou com o pesqueiro. Assim, em comum acordo, ambas as partes resolveram tomar a decisão de suspender a disputa do CBP Open deste ano no pesqueiro de Mandirituba.


A decisão, porém, vale apenas para o CBP Open da quinta edição do Campeonato Brasileiro em Pesqueiros. Com a promessa do forte trabalho a ser realizado para recuperar a produtividade, o pesqueiro Valle Verde passará a ser sede das disputas do Open no CBP6, no ano que vem.


“Eu mesmo fui conversar com a Fish TV e percebi que era melhor adiar, justamente para poder repor mais peixe na arena dentro do novo foco de espécies”, disse Seu Edelar.


Se você vai competir nessa edição do CBP Open e já estava com vaga garantida para a pescaria no Valle Verde, fique tranquilo. Vamos remanejar os pescadores já inscritos para outra etapa do CBP Open.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS