Dois Circuitos de Pesca Esportiva de Goiás acontecem ao longo do ano; Provas e Torneios cobrirá

Programa da Fish TV fará a cobertura das 12 etapas; oito do Circuito Goiano e quatro do Gigantes do Araguaia.

Por Marcelo Telles - 25/01/2023 em Notícias / Competições - atualizado em 25/01/2023 as 16:05

Os pescadores goianos estarão com a agenda lotada neste ano de 2023! A partir de março, dois grandes circuitos do estado vão agitar as águas e os corações dos competidores! Trata-se do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e do Circuito Gigantes do Araguaia, eventos que têm etapas marcadas até outubro deste ano, quando serão finalizados.


Nossa equipe conversou com Paulo Elthon Magalhães Neto, empresário de 40 anos, fundador e organizador dos torneios, além de, obviamente, um apaixonado pela pesca esportiva. Paulo comentou que os dois torneios surgiram em 2014, após vários encontros entre os pescadores e de torneios organizados na época.


Tanto o Circuito Goiano de Pesca Esportiva, quanto o Gigantes do Araguaia, surgiram para fomentar a preservação do meio ambiente e de nossas espécies, bem como movimentar o turismo local e a economia das cidades anfitriãs de cada etapa.



A grande novidade das atrações de 2023, é a presença do programa Provas e Torneios da Fish TV, que vai mostrar tudo a respeito dos circuitos, como organização, estrutura e a emoção da captura e soltura dos exemplares. Porém, para entender melhor como tudo vai funcionar, vamos falar dos eventos de forma separada.


Circuito Goiano de Pesca Esportiva 

O Circuito Goiano será dividido em oito etapas, indo de março até outubro (uma etapa por mês). São elas:


1ª Etapa / 04 de março: Três Ranchos-GO, no Rio Paranaíba (Represa Emborcação)
2ª Etapa / 15 de abril: Abadiânia-GO, na Represa Corumbá 4
3ª Etapa / 27 de maio: Buriti Alegre-GO, na Represa do Rio Paranaíba
4ª Etapa / 17 de junho: Niquelândia-GO, na Represa Serra da Mesa
5ª Etapa / 08 de julho: Catalão-GO, no Rio São Marcos (Represa Serra do Facão)
6ª Etapa / 05 de agosto: Luziânia-GO, na Represa Corumbá 4
7ª Etapa / 30 de setembro: São Simão-GO, no Rio Paranaíba (Represa de São Simão)
8ª Etapa / 28 de outubro (FINAL): Três Ranchos-GO, no Rio Paranaíba (Represa Emborcação)



Nas oito etapas do Circuito, o único peixe que valerá como pontuação será o Tucunaré, um dos símbolos da Pesca Esportiva do nosso país. Será a terceira vez que o Circuito Goiano de Pesca Esportiva será realizado e os organizadores estão trabalhando dia e noite para levar a melhor competição aos pescadores participantes. 



Circuito Gigantes do Araguaia

O Circuito Gigantes do Araguaia será dividido em quatro etapas, também indo de março até outubro. São elas:


1ª Etapa / 11 de março: Aruanã-GO, no Rio Araguaia
2ª Etapa / 20 de maio: Etapa Surpresa, no Rio Araguaia
3ª Etapa / 09 de setembro: Bandeirantes-GO, no Rio Araguaia
4ª Etapa / 07 de outubro (FINAL): Luiz Alves-GO, no Rio Araguaia



Nas etapas do Gigantes do Araguaia, as espécies de peixes que contarão pontos serão: Piraíba, Pirarara, Cachara/Pintado, Bargada, Tambaqui, Dourado/Apapá, Caranha, Cachorra, Matrinxã, Barbado e Mandubé. O Circuito de 2023 será a segunda edição do evento e já está gerando altas expectativas para todos os envolvidos.



Nos dois circuitos, as classificações serão feitas pelo mesmo esquema: soma linear. Após a sua captura, o peixe deve ser medido com a régua oficial do evento, entregue previamente aos competidores. Toda a medição e soltura deverá ser feita num único vídeo, sem nenhum tipo de corte, contendo todo o processo. Caso contrário, o vídeo não será aceito e o tamanho do peixe não será validado.



Os dois eventos terão troféus do primeiro até o décimo colocado. No final de cada circuito, as equipes que participaram de todas as etapas farão parte de um sorteio, podendo receber uma premiação especial. Qualquer pessoa adepta à pratica da pesca esportiva, ou que tenha o desejo em conhecer o esporte, pode participar. As inscrições vão até as datas que antecedem cada etapa.


Para Paulo, que organiza os dois eventos, o grande diferencial dos dois circuitos é a preservação. Para ele, é fundamental entregar para todos os pescadores a melhor experiência e fazer de todos os participantes uma só família.



Outro ponto importante é o aplicativo Pesqueja, onde todos os pontos de pesca e de apoio estão mapeados. Todos podem baixar de forma gratuita, navegando com segurança e possuindo todos os pontos importantes das cidades anfitriãs destacados, como farmácias, supermercados, hotéis, entre outros.


“São diversos os pontos positivos dos dois eventos. Por exemplo, ambos fazem ações sociais, como palestras para alunos das escolas locais para falar da importância do peixe ser devolvido com vida para as águas e sobre o combate à exploração sexual. Além de ações de entrega de cestas básicas para instituições e limpezas dos lagos”, comentou Paulo.


A edição deste ano vai contar com a presença do Provas e Torneios, para mostrar as pescarias e tudo que envolve um grande circuito de pesca. Para a organização dos eventos, é uma parceria de sucesso!


“Juntos, vamos poder levar muitas outras pessoas para conhecer e praticar esse esporte, que cresce cada dia mais! A expectativa de todos está muito alta e muito positiva, é excelente! Tudo isso ajuda o pessoal a entender sobre a importância da preservação, para que futuras gerações também possam ter esse privilégio”, comentou. 


O organizador ainda fez o convite para todos que são apaixonados por pesca esportiva, para participar e fazer novas amizades, entrando para as famílias do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e do Circuito Gigantes do Araguaia, garantindo a sua satisfação!



Ele também menciona a importância do governo do estado de Goiás, que apoia o evento, além da Goiás Turismo. Segundo Paulo, isso ajuda muito para a realização de eventos desse tamanho, com tanto trabalho e carinho, preservando os nossos rios, lagos e peixes além de fomentar toda a economia local.


Quer a Fish TV realizando a cobertura do seu evento? Nos chame agora mesmo no WhatsApp:

(11) 99554-2636

Guilherme Strich - Consultor Fish TV



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS