Projeto Desvendar Canoagem em Pacajus-CE: conheça iniciativa para o bem do meio ambiente

Programa realizado pelo Instituto Incentivar deve atender cerca de 240 alunos do ensino público no total. Atividades tiveram início em julho deste ano

Por Marcelo Telles - 05/09/2022 em Notícias / Meio Ambiente

O projeto Desvendar Canoagem é mais um que temos orgulho de apresentar, já que é focado em fazer o bem ao meio ambiente. Tendo como objetivo principal a promoção do esporte e a sustentabilidade de maneira leve, divertida e criativa, o projeto é mais um que veio para ficar, desta vez, no estado do Ceará.


A idealização e a produção de todo o projeto foi realizada pelo Instituto Incentivar, uma organização sem fins lucrativos, que nasceu no ano de 2013 na cidade de São Paulo, capital do estado.


O Instituto foi criado através da união entre profissionais engajados em diversos campos de atuação social, tendo como principal objetivo a criação de projetos inclusivos que, sendo pautados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, transformem a realidade de comunidades espalhadas pelo Brasil por meio de ações esportivas atreladas.



E o projeto Desvendar Canoagem é mais um desses que, incentivando a integração coletiva, desembarcou em Pacajus-CE, região metropolitana de Fortaleza, capital do estado Ceará. A WestRock, empresa global que fornece soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, com unidade no município de Pacajus, patrocina o Desvendar Canoagem.


A iniciativa teve seu início no segundo dia do mês de julho deste ano, através de uma aula inaugural. Até o fim desta edição, o projeto terá duração de nove meses, tendo seu encerramento no mês de abril de 2023 e reúne, em primeiro momento, aproximadamente, 240 alunos inscritos entre 10 e 18 anos, estudantes de três diferentes escolas do ensino público da região.


Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PETs, aplicando os conhecimentos adquiridos nas palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente para que, no final, os estudantes possam produzir materiais que serão utilizados nas aulas práticas de canoagem. Os alunos também recebem apostila, camiseta e boné.



Em fevereiro do próximo ano, próximo ao seu encerramento, o programa contará com um festival. Todos os participantes receberão uma medalha com o tema de sustentabilidade.


Para a diretora de sustentabilidade, comunicação corporativa e responsabilidade social da WestRock, Cynthia Wolgien, a empresa tem um grande compromisso em incentivar ações que promovam a proteção ao meio ambiente, a diversidade e a inclusão.


“Iniciativas como essa contribuem para que tenhamos um futuro mais sustentável. O Desvendar Canoagem é um projeto que promove a inclusão por meio do esporte e oferece conhecimentos que contribuem para a proteção do meio ambiente”, comenta Cynthia.



Para inscrições, o projeto adotará núcleos pela cidade de Pacajus. Os alunos devem fazer as inscrições por meio de um link disponibilizado pelo seu professor, em conjunto com um responsável.


As aulas serão às quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar. Caso um núcleo não atinja o número de participantes, as vagas serão abertas para as demais escolas previamente selecionadas em parceria com a Secretaria de Educação do munícipio. Durante o período pandêmico de Covid-19 serão mantidos todos os protocolos sanitários exigidos.


A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).



O objetivo, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva. Para Hans Mallmann, presidente do Clube de Canoagem GAC e gerente do Projeto Desvendar Canoagem de Pacajus-CE, a iniciativa tem um papel fundamental na educação ambiental destas crianças.


“A grande importância da educação ambiental, por meio do esporte, é contribuir para a formação consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e nos tornarmos aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O esporte fortalece o corpo e a saúde. Praticar atividades e adquirir conhecimento ambiental fortalece o bem-estar mental, e esse contato do esporte com a natureza traz a paz como consequência”.



Além de todos esses benefícios para os participantes e para a natureza, o projeto também gera empregos. Para o desenvolvimento do programa em Pacajus, foram contratados seis profissionais, sendo um gerente, um coordenador, dois professores e dois monitores. Todos já passaram por treinamento e já iniciaram as atividades.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS