Mais uma vez, o turismo brasileiro, o ecoturismo e a pesca esportiva estão avançando. No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros, um crescimento expressivo de 48,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram trazidos pelo Ministério do Turismo.
Esse é o melhor desempenho já registrado para o semestre, segundo a Polícia Federal. Esse número representa 77,3% da meta anual de 6,9 milhões estipulada pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e já coloca o Brasil no caminho para superar a meta de 8,1 milhões de visitantes internacionais prevista apenas para 2027, possivelmente ainda neste ano.
Foto: Paulo Freitas / Pexels.
Só no mês de junho, foram contabilizadas 444.882 chegadas internacionais, um salto de 33,8% na comparação com o mesmo mês de 2024. Esse ritmo acelerado confirma a tendência de recuperação e expansão do setor, impulsionado por uma série de políticas, investimentos estratégicos e ações de promoção internacional.
Entre os principais países que chegam até o Brasil, estão a Argentina, que lidera com 2.323.891 visitantes, seguida de Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).
Brasil: o melhor país do mundo para se visitar
Foto: Brunno Rodrigues / Pexels.
Esse reconhecimento não tem vindo apenas dos números. O Brasil também acaba de ser eleito, mais uma vez, como o “Melhor Destino Internacional”. O prêmio veio do Publituris Portugal Travel Awards 2025, uma das mais importantes premiações do setor turístico português.
Organizado pelo conhecido jornal Publituris, o prêmio destaca os melhores destinos e profissionais da indústria de viagens, reforçando o prestígio do Brasil entre os viajantes portugueses.
Como também publicado pelo Ministério do Turismo, a escolha reflete, segundo o ministro Celso Sabino, os laços históricos e afetivos entre Brasil e Portugal e o sucesso das ações de promoção nos mercados europeus.
“Receber esse prêmio de um parceiro estratégico como Portugal é motivo de grande orgulho. Mostra que nossos esforços para divulgar a diversidade e qualidade dos destinos brasileiros estão sendo reconhecidos internacionalmente”, celebrou.
Com um cenário de crescimento robusto, reconhecimento internacional e metas sendo alcançadas com anos de antecedência, o Brasil consolida sua posição como um dos principais destinos turísticos do mundo, reunindo natureza exuberante, riqueza cultural, hospitalidade e experiências inesquecíveis para todos os perfis de viajantes.
Pesca esportiva como destaque
Foto: Bruno Borsari / Arquivo Pessoal.
Recentemente, o Sebrae divulgou dados importantes a respeito do setor turístico brasileiro. Cerca de 60% do faturamento do turismo nacional chega do ecoturismo, que é o turismo de natureza, e que tem a pesca esportiva como uma de suas atividades mais rentáveis.
Aliás, milhares de pescadores estrangeiros visitam o nosso país atrás dos maiores e mais belos peixes, que só se captura por aqui.
Além de apaixonante, a pesca esportiva é uma das atividades que mais chamam a procura dos turistas em nosso território. Os Estados Unidos até têm mais praticantes (por enquanto), mas é no Brasil o melhor lugar para se pescar e soltar.
O ecoturismo e as atividades que aproximam o ser humano da natureza não param de crescer.
Esse número atualizado, trazido pelo Ministério do Turismo, é a prova do quanto o nosso país está pronto para bater todos os recordes de turismo, de pesca esportiva e de preservação.
para comentar