Dia da Água: a importância da conscientização para a vida na Terra

Recurso essencial para a existência da vida, a água tem o dia de hoje para debatermos sobre a sua proteção.

Por Marcelo Telles - 22/03/2024 em Notícias / Meio Ambiente

Tudo começou na água. De acordo com cientistas, os primeiros organismos do planeta Terra habitavam o oceano profundo. Hoje, é impossível existir vida sem ela.


Para nós, que vivemos em contato direto com as águas, seja nos esportes ou na proximidade com a natureza, o debate acerca de sua preservação precisa ser ainda mais intenso.


Para conscientizar sobre o tema, a Assembleia Geral da ONU, em 1992, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água e criou uma resolução para que o dia 22 de março fosse o seu dia oficial, para relembrar a todos sobre a importância desse recurso.



A ideia é que esse dia seja usado para tocar nos assuntos relacionados aos problemas de abastecimento de água potável, aumentando a consciência pública e de governantes, além de promover campanhas para a sua proteção.


A água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, além de desempenhar um papel crucial em processos industriais, agrícolas e de geração de energia. No entanto, o seu uso indevido e a crescente poluição ameaçam a disponibilidade e a qualidade dela.


Portanto, é fundamental promover a conscientização sobre o uso responsável e sustentável da água, bem como investir em medidas de conservação, proteção de ecossistemas aquáticos e acesso equitativo a recursos hídricos.



A preservação da água não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão social e econômica, garantindo um futuro saudável e próspero para as gerações presentes e futuras.


Atividades que fomentam a preservação de nossos rios, como a pesca esportiva e a conservação ambiental, são fundamentais para que o recurso seja protegido. O mais importante é lembrar que cada um de nós desempenha um papel crucial na conservação de nossos rios e mares, por exemplo.


Devemos utilizar água de forma consciente em nossas atividades diárias, como tomar banhos mais curtos, consertar vazamentos e evitar desperdícios. Outra atividade simples, mas que ajuda demais contra a poluição, tem ligação com a redução, reutilização e reciclagem de plásticos, para evitar que acabem nos rios e oceanos, prejudicando a vida marinha.


Falando no descarte, é preciso garantir que o lixo seja descartado em locais apropriados e que não polua esses locais. Aliás, adotando práticas sustentáveis e com menor impacto ambiental, podemos incentivar e participar de iniciativas sociais sobre a água, como mutirões de limpeza de rios, por exemplo.



Somente compartilhando conhecimento sobre a importância da conservação, incentivando ações positivas e contribuindo com esses movimentos, podemos pensar na conservação da água, deixando um planeta melhor para as próximas gerações. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS