Campanha da WWF-Brasil tem agora animais brasileiros

Arara-azul e boto-cor-de-rosa passam a fazer parte da campanha Adote uma Espécie

Por Fish TV - 11/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Lançada em outubro pela ONG WWF-Brasil, a campanha "Adote uma Espécie" ganhou este mês dois animais brasileiros, o boto-cor-de-rosa e a arara-azul, ambas ameaçadas de extinção. A campanha também conta com o urso panda, e tem como objetivo conscientizar e proteger as espécies ameaçadas, preservando o ambiente em que vivem. 
 
A arara-azul é a maior arara do mundo, pode chegar a um metro de comprimento. A estimativa é de que existam cerca de 6.500 araras-azuis, sendo que 5.000 só na região do Pantanal. Vítima do comércio ilegal de animais e a destruição de seu habitat natural, a ave está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).  

Arara-azul está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. (Imagem: Reprodução/ Casa dos Pássaros)


O maior golfinho de água-doce, o boto-cor-de-rosa possui poucos dados populacionais o que torna mais difícil saber se está em risco de extinção. Porém uma dr suas maiores ameaças, é a pesca da piracatinga (Calophysus macropterus), que usa a carne do boto como isca. Estima-se que cerca de 600 botos são mortos por ano no Brasil dessa forma. Outra ameaça é a construção de hidrelétricas nos rios amazônicos.

Estima-se que cerca de 13 mil botos vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no estado do Amazonas. (Imagem:InfoEscola/Bruno C. Barbosa)


A campanha, por meio de doações, apoia programas que atuam com os animais ameaçados, além de custear o trabalho em defesa da expansão dos habitats protegidos e a redução dos impactos humanos no ambiente natural.



Fonte: WWF-Brasil

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS