Peixes Estranhos: Peixe-serra

Espécie de raia é geralmente confundida com um tubarão devido ao formato do seu corpo

Por Fish TV - 19/05/2015 em Notícias / Geral

Provavelmente você já viu, ou ouviu falar neste peixe em algum lugar. Da família dos Pristidae, o peixe-serra é uma espécie de raia, porém é geralmente confundido com um tubarão devido ao formato do seu corpo. Sua principal característica é o imenso focinho em formato de serra, ao todo são mais de 20 pares de dentes laterais. 

Seu focinho lembra um serrote. (Imagem: Reprodução)


Muito procurado no Japão, o peixe-serra pode ser encontrado em grande parte do Oceano Índico e na costa da África do Sul. Seu habitat é composto basicamente por áreas costeiras de clima tropical, como baías e estuários.  Pode viver cerca de 20 anos e medir até 10 metros. 

Espécie de raia é comumente confundida com um tubarão. (Imagem: Reprodução)


O peixe-serra se alimenta de crustáceos, peixes com espinha, lulas e camarões.  O focinho serrilhado serve como uma pá para desenterrar alimentos do fundo do mar, ou também, como uma arma para matar suas presas. 

As barbatanas no peixe-serra são consumidas como iguaria nos países asiáticos e seu óleo de fígado é utilizado em medicamentos. Vítima da caça ilegal, a espécie está ameaçada de extinção. 

Peixe já foi encontrado na costa brasileira, porém não é visto há décadas nas regiões Sul e Sudeste. (Imagem: Reprodução)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS