OS SEGREDOS DO ARREMESSO NA PESCA ESPORTIVA

Treinar o lançamento da isca auxilia nas capturas

Por Alison Mota - 08/03/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 05/04/2019 as 10:05

Todo esporte exige treinamento, seja para aprimorar as técnicas ou mesmo evitar lesões. Na pesca esportiva não teria como ser diferente, afinal, apenas lançar as iscas na água não traz garantia de peixe. Entre os principais pontos a se estudar está o arremesso, que diz muito sobre os resultados da pescaria. Para falar mais sobre esse assunto que interessa qualquer pescador, conversamos com Renan Nakamura, que aprendeu desde cedo a importância de arremessar com precisão.

A família Nakamura é conhecida pela performance dos arremessos, tanto que Nelson e os filhos Vitor e Renan fazem apresentações em eventos de pesca, demonstrando a precisão dos arremessos até mesmo fora d’água. Segundo Renan, o segredo do treinamento se dá em buscar os peixes predadores nas estruturas, lançando as iscas em locais difíceis e que exigem precisão. “Quanto mais perto da estrutura a isca chegar, maior é a chance de captura. Dessa forma, você ativa o instinto predador e territorialista do peixe, fazendo com que ele vá caçar a isca. Por isso o arremesso é tão importante”, descreve.

Além do aumento nas chances de captura dos peixes, Renan também descreve o treinamento de arremesso como uma diversão a parte. Para ele, lançar a isca onde se deseja e ainda fazer uma captura num local específico é uma realização pessoal. “É prazeroso você superar desafios, pois querendo ou não, o arremesso é um desafio para o pescador. Isso acaba se tornando uma diversão que vai além de pegar o peixe. Arremessar se torna um esporte com suas próprias características. É por isso que focamos tanto nisso, pela autorrealização”, conta.  


A vara certa para o arremesso

A dica deixada por Renan se refere a vara escolhida. Segundo o pescador, muitos acreditam que é a carretilha que faz o arremesso, o que considera uma ideia errada, sabendo que ela apenas armazena a linha. “A vara é quem faz o arremesso, e para isso é preciso ler as especificações descritas nela e, com essas informações, montar o equilíbrio do equipamento. Um exemplo é o casting, que é o peso máximo e mínimo para arremessar, pois o pescador sabe o peixe e isca que irá utilizar. Por isso, começamos pela vara e seguimos determinando a linha e carretilha. Assim, seguindo as instruções, se consegue fazer um bom arremesso”, diz.

Não importa se no quintal de casa, num lago ou rio, dê atenção ao seu arremesso. A família Nakamura já provou que treinar traz resultados, agora é sua vez de buscar pela precisão nos arremessos! 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS