Os esportes de aventura na natureza e seus benefícios para a saúde física e mental

Além de desestressantes, atividades esportivas com proximidade à natureza são fortes combatentes contra diversas doenças.

Por Marcelo Telles - 23/11/2023 em Notícias / Geral - atualizado em 23/11/2023 as 10:57

Os benefícios de se realizar atividades físicas são, praticamente, infinitos. Porém, de uns anos para cá, um tipo específico de esporte tem chamado a atenção de estudiosos e especialistas em todo o planeta: os esportes de aventura praticados em meio à natureza.


Mas o que eles têm de tão especial?


Primeiramente, é preciso definir o que seriam os “esportes de aventura na natureza”. Para pesquisadores universitários da União Goyazes, se enquadram nessa modalidade os esportes que são praticados com um maior grau de risco físico calculado, já que são realizados em condições um pouco diferentes, no meio da mata, montanhas, rios ou mares.


Dentro dele, a prática pode se encaixar em terrestre, aquática ou aérea. Mas, todos nós sabemos que esse tipo de exercício tem um diferencial maior que os outros: os índices de adrenalina.



Já que estamos falando de atividades como a escalada, canoagem, rapel, trekkin, moutain bike, voo livre e pesca esportiva, por exemplo, sabemos que o coração acelera um pouco mais. Não pelo cansaço em que a atividade nos expõe em si, mas pela emoção de estar fazendo o que gosta junto à natureza que nos cerca, ao ar livre.


Segundo o Ministério da Saúde, é ideal que cada pessoa pratique, pelo menos, 75 minutos de atividade física por semana. Criando essa rotina, é comprovado que se tem um alivio maior no estresse, um fortalecimento de músculos, aumento da concentração, combate à doenças, melhoras na coordenação e flexibilidade, entre muitos outros.


Em artigo publicado este ano, foi afirmado que o principal benefício das atividades de aventura na natureza praticadas pelos voluntários estudados foi a melhora física, e principalmente, a mental.



De acordo com um outro estudo similar, realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal, organização mundial composta por mais de 15 mil cientistas, ter um contato mais próximo com a natureza pode diminuir o risco de diversas doenças, como depressão, ansiedade e diabetes.


Entre os mais diversos benefícios, o estudo diz que essa relação estimula o neurodesenvolvimento e a nossa saúde mental, entardecendo o envelhecimento cognitivo.



Apesar do relatório divulgado recentemente, já existem registros bem antigos de psicoterapeutas que prescreviam relação com a natureza mais próxima, como complemento a outros tratamentos. Ter um contato frequente com florestas, mares e rios, por exemplo, como comentado, possui um efeito antidepressivo.


Então, se praticar exercícios faz bem e permanecer próximo à natureza também, a dica Fish TV é: una esses dois pontos!


Os esportes de aventura na natureza só vêm crescendo ao longo dos anos, e nós, da Fish TV, estamos defendendo essa prática faz tempo. Seja praticando a pesca esportiva ou qualquer outra atividade, é ideal que a gente aproveite e proteja o meio em que vivemos, já que fazemos parte dele.



E você? Costuma praticar esportes de aventura em meio à natureza? Tem interesse em começar?


Então, coloque uma roupa própria para a atividade, além de tênis e das proteções necessárias para tal, e partiu contemplar o mundo dos esportes!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS