Três anos da tragédia de Brumadinho: confira reportagem especial no Fish TV News desta semana

Há exatos três anos se rompia a barragem Córrego do Feijão, causando 270 mortes e diversos danos ao meio ambiente. Matéria aborda como está, atualmente, o Rio Paraopeba, atingido pelos rejeitos

Por Marcelo Telles - 25/01/2022 em Notícias / Fish TV News - atualizado em 25/01/2022 as 15:50

Qualquer pessoa apaixonada por pesca esportiva se preocupa com a natureza. E todos que, de alguma forma, cuidam dela, sentiram o coração arder há exatos três anos, no dia 25 de janeiro de 2019.

Além da dor incomparável de todos que perderam amigos e familiares no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG, os prejuízos causados ao meio ambiente ainda terão consequências por alguns anos.

Na próxima quinta-feira, dia 27 de janeiro, às 19:30h na Fish TV, você acompanha a reportagem especial dentro do inédito episódio de Fish TV News, que irá mostrar como está, nos dias atuais, o Rio Paraopeba, que foi diretamente atingido com milhões de metros cúbicos de rejeitos.


O jornalista e repórter da Fish TV, Marcelo Telles, visitou o local do acidente e foi atrás de informações sobre estudos e projetos que estão sendo realizados na tentativa de salvar o rio.

Na reportagem, você vai conhecer a história de Johnny Willian, pescador e morador de Brumadinho que perdeu a sua casa no desastre, além de vários amigos.

O pescador conta que tinha marcado uma pescaria com os amigos no Rio Paraopeba no mesmo dia do acidente, próximo às 18h. Quando viu as imagens, ficou horrorizado.

"A gente ia pescar naquele mesmo dia. Foi questão de horas. Se o acidente tivesse acontecido mais tarde, a gente teria sido arrastado pela lama. Ficamos muito tristes pelos amigos e pela natureza. Não sei se o rio vai voltar a ser como antes e, se um dia voltar, vai demorar muito tempo", comentou.


Quem também deu o seu depoimento foram as analistas ambientais da FEAM (Federação Estadual do Meio Ambiente), do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e do IEF (Instituto Estadual de Florestas), comentando sobre os impactos ambientais causados no desastre.

As analistas também comentaram sobre os trabalhos que vêm sendo realizados para que a vida no Paraopeba volte a ser o que era, o quanto antes.

Marcos Botelho, coordenador de regularização ambiental do município, também mostra o trabalho que a prefeitura de Brumadinho realizou ao longo desses anos.


Procurada pela Fish TV para a gravação da reportagem, a Vale, empresa proprietária do local onde aconteceu a tragédia, não pôde conceder entrevista, mas enviou estudos feitos por universidades parceiras, mostrando como os índices de metais tem diminuído com o passar do tempo.

A reportagem especial desta edição do Fish TV News se encerra com o depoimento de Paulo Fernando, pescador da região conhecido como 'Boca Pescaria'.

Boca, como gosta de ser chamado, comentou como sofreu com o rompimento da barragem e como sentiu falta de pescar, já que ficou um ano sem praticar a atividade no Paraopeba, devido aos danos pós acidente.

"O Rio Paraopeba é muito rico, de uma beleza surpreendente. Nem dá para acreditar que está bem próximo à Belo Horizonte, uma grande metrópole. É sensacional! Infelizmente, na minha vida de pescador, o momento mais marcante não foi um peixe: foi ver a tragédia nesse rio, que sempre me proporcionou tanta coisa", comentou Boca.


A reportagem é finalizada com o pescador esportivo Boca tentando capturar um peixe para mostrar se, hoje, três anos depois, ainda podemos ter esperança quanto à vida presente no Rio Paraopeba.


Esta edição do Fish TV News ainda conta com uma entrevista feita pelo repórter Rodrigo Teixeira com o governador do Amazonas, comentando sobre um projeto de lei que prevê a proteção de três das espécies mais esportivas do Tucunaré. 

Por fim, novamente Marcelo Telles viaja até Porto Ferreira-SP para conhecer o dia a dia de Juliana Hilário e Hugo Rogério, casal que se tornou campeão brasileiro do segundo CBP da Fish TV.

NÃO PERCA! É quinta-feira, dia 27 de janeiro, às 19:30h na Fish TV.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS