Maior encontro de caiaques sit on top do mundo vai acontecer no RJ

O evento DKF será realizado nos dias 5 e 6 de outubro

Por Victória Netto - 30/08/2019 em Notícias / Fish TV - atualizado em 29/10/2019 as 15:16

O Desafiator Kayak Fishing (DKF), realizado pela Liga Kayak Fishing Brasil, é o maior encontro de caiaques sit on top do mundo e vai acontecer na cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de outubro. O intuito do evento, que conta com competição de pesca e diversas atrações, é fortalecer o esporte e a integração entre caiaqueiros.

Segundo a organização, até o momento são quase 90 equipes e 1.800 inscritos, vindos de diferentes partes do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O número já superou o do ano passado, que contou com 1.617 integrantes. No dia 15 de setembro encerra o último lote de inscrições.

Como o evento é organizado por vários grupos de caiaqueiros que formam a Liga Kayak Fishing Brasil, os líderes de cada grupo falam em nome dos seus membros e se responsabilizam por reunir o valor da inscrição para realizar o DKF, que é promovido inteiramente com a receita das inscrições. Cada participante colabora com R$40,00. 

“Costumamos dizer que é um somatório de organizações, por isso conseguimos fazer um valor tão baixo e é tudo tão fácil”, explica o presidente da Liga Kayak Fishing Brasil, Vander Alexandre de Menezes, mais conhecido como Zen.


DKF Edição 2017. Foto: Jacy Menezes

As empresas que apoiam o evento entram com doações de materiais para sorteio, que vão desde iscas artificiais e camisetas até caiaques. Mesmo assim, há um limite de doações para que nenhuma marca se sobressaia.

Durante o festival, também vai ocorrer a arrecadação de alimentos para doação. Em 2018, foram 3,5 toneladas de alimentos coletados, e a expectativa para este ano é superar o anterior. Além disso, cada participante leva do evento uma medalha, uma caneca de alumínio e uma credencial, tudo a partir da taxa de inscrição.


Maior evento da modalidade

O Desafiator Kayak Fishing (DKF) existe desde 2016 e está na quarta edição. O festival começou como um desafio entre caiaqueiros do Rio de Janeiro, com cerca de 500 caiaques na água. A partir dessa experiência vieram as edições seguintes, que passam por inovações a cada ano.

E quando o assunto é número de caiaques na água para a pesca esportiva, o DKF é, de acordo com a organização, o maior evento já registrado. “Não tem nada parecido no mundo inteiro nessa modalidade do esporte”, afirma o presidente da Liga, Zen. 

Os caiaqueiros que participam do DKF são adeptos da pesca em caiaque aberto, também conhecido como sit on top. “Quem vem numa edição, no ano seguinte já chega um dia antes porque sabe que tem aquele momento da interação, de passear entre os grupos, conhecer a estrutura e o pessoal. É muito legal!”, garante Zen. 


Caiaqueiros reunidos no DKF 2018. Foto: Jacy Menezes

Para o caiaqueiro e apresentador do Remos e Rumos, Zinho Sorocabano, que vai gravar um episódio do programa no DKF, a expectativa gira em torno do encontro. “Acho que o mais legal de tudo isso é realmente você começar a consolidar amizades que até então eram só virtuais”, ressalta.


Ficou interessado no evento? Faça parte do grupo do DKF no Facebook e saiba como participar!

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS