Licença para caiaque? Descubra o que você precisa para pescar na modalidade

Saiba quais são as principais regulamentações para pesca de caiaque

Por Victória Netto - 08/11/2019 em Notícias / Clube Fish TV - atualizado em 22/06/2021 as 13:19

A pesca de caiaque vem crescendo no Brasil com cada vez mais adeptos, e quanto maior a aderência à modalidade, mais dúvidas surgem de quem está começando. Por isso, vamos explicar alguns pontos de atenção para a prática regulamentada desse esporte, para que você esteja sempre seguro e dentro da Lei.

Antes de tudo, é necessário lembrar que a pesca de caiaque une duas modalidades esportivas e que, portanto, existem regulamentações paralelas referentes a cada uma dessas práticas. Assim, o caiaqueiro precisa estar atento às exigências legais de ambas as atividades.

E é aí que chegamos à primeira questão: o caiaqueiro precisa de uma licença específica para pescar de caiaque? A resposta é não. O único documento que o pescador-caiaqueiro necessita é a mesma licença nacional de pesca esportiva embarcada que todos os que pescam em embarcações precisam ter. Se você ainda não sabe como emitir a sua licença de pesca, pode conferir o procedimento clicando aqui.



Mas, para além da carteirinha de pesca, existe outra exigência ou regularização para o uso do caiaque? A resposta é “depende”. Algumas alterações na sua embarcação exigem um registro junto à Marinha do Brasil. É o caso, por exemplo, quando se deseja colocar um motor - tanto a combustão quanto elétrico - na popa ou na lateral do caiaque.

Aqui, é a mesma regra que vale para o barco a remo: a questão é a motorização. Se colocar motor, tem que registrar como uma embarcação motorizada. E esse registro existe por questões de segurança. Se houver alguma modificação na embarcação, de modo que altere o peso total do caiaque, é preciso atestar que aquele peso extra não vai deixar o caiaque descompensado. Afinal, ninguém quer naufragar, certo?

Por isso, um engenheiro naval da Capitania da Marinha mais próxima de você tem de avaliar o caiaque e verificar se há a possibilidade de fazer essa modificação. Se tudo estiver nos conformes, já dá para colocar o motor. Aí, o passo seguinte é fazer o registro da embarcação na Marinha e ter a carteira de arrais amador - habilitação para conduzir uma embarcação.

Agora, se a modificação no caiaque for para inserir pedais, por exemplo, não é necessário fazer o registro nem a carteira de arrais amador. E quando o assunto é medida de segurança, nunca se esqueça de usar o colete salva-vidas, item obrigatório para vestir toda vez que sair para remar!



Por fim, fique sempre atento às exigências legais de cada modalidade. Isso vai evitar que você tenha penalizações ou o seu equipamento apreendido, além, é claro, de garantir a sua segurança.

E se você quiser mais dicas como essas, acesse o Clube Fish TV e confira a playlist para a pesca de caiaque!.

Procurando equipamentos para sua pescaria, acesse a Loja do Pescador e encontre tudo para sua próxima pescaria de caiaque.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS