Pantanal já está com alta procura para a temporada da pesca esportiva de 2024

Mesmo só sendo aberta em fevereiro do ano que vem, a próxima temporada para a prática do esporte já está atraindo a atenção dos apaixonados.

Por Marcelo Telles - 07/12/2023 em Notícias / Turismo - atualizado em 07/12/2023 as 13:31

O ano de 2023 nem acabou e o pescador esportivo já esta com a cabeça em fevereiro de 2024. Isso porque é a data de abertura para a temporada de pesca na região do Pantanal mato-grossense, um dos destinos mais certos para se praticar o pesque e solte em todo o território brasileiro. Isso sem contar as belezas naturais, os cenários paradisíacos e a hospitalidade do povo local.


Pensando neste momento, pescadores esportivos de todos país já estão separando em seus calendários as melhores datas para viajar atrás dos maiores e mais belos exemplares do Rio Paraguai.



A prova disso é a alta procura, por exemplo, de vagas para os barcos-hotéis desta região. Proprietários estão comemorando as reservas antecipadas e criando altas expectativas para o ano que vem. Alguns destes, inclusive, com reservas esgotadas para o ano inteiro!


Alguns fatores aumentam esses dados, como a fidelidade de alguns pescadores, que já visitam o local, em uma determinada data, todos os anos. Porém, mesmo já tendo visitado o Pantanal ou não, o bioma recebe turistas de todo o país e de todo o planeta.


De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Ecológica, o IPE, somente no estado do Mato Grosso, aproximadamente 100 mil pessoas visitam o Pantanal para a prática da pesca esportiva. A prática desse esporte também tem uma ligação direta com o turismo de natureza.



Segundo o Ministério do Turismo, o ecoturismo, além de ser muito forte em nosso país, é o motivo da viagem de 18,6% dos turistas estrangeiros que possuem o Brasil como destino.


Já olhando pelo lado do Pantanal sul-mato-grossense, segundo o presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo, a ACERT, o ano de 2023 foi muito positivo, já que contou com muitas boas capturas na região. Além disso, as expectativas para o ano que vem aumentam, sabendo que a preservação e o pesque e solte estão em crescente.


Outro meio de observarmos isso, na prática, é a presença cada vez maior de campeonatos, torneios e circuitos de pesca esportiva, conscientizando um número maior de pessoas a respeito da importância de devolver o peixe com vida para a água.



Porém, é preciso ficar atento às datas da piracema em cada região. A piracema é um período em que as espécies de peixes sobem os rios em cardumes, nadando contra as correntezas e contra diversos outros obstáculos, para encontrar o melhor local para a desova. Neste período, fica proibida a pesca.


Cada estado possui a sua própria legislação a respeito da piracema; no pantanal, acontecerá da seguinte forma: o estado de Mato Grosso possui o período da piracema entre os dias 2 de outubro de 2023 até 1º de fevereiro de 2024.


Já no Mato Grosso do Sul, a piracema acontece entre os dias 5 de novembro de 2023 e vai até o dia 28 de fevereiro de 2024.



Apesar da pausa na pesca, ninguém está parado. De acordo com a ACERT, os operadores de barcos-hotéis estão aproveitando o período para investir na capacitação de guias de pesca esportiva, para que fiquem sempre atualizados, com a ajuda de cursos específicos para a prática. Afinal, o Pantanal é destino certo dos pescadores.


A maior quantidade de volume de água na planície acaba, praticamente, garantindo uma pescaria de sucesso, tanto em número de exemplares, quanto em diversidade de espécies.


Ainda segundo o Ministério do Turismo, o pantanal possui 1.682 espécies de plantas e uma das características peculiares do bioma é que muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em grandes populações na por lá, possuindo representantes de quase toda a fauna brasileira.


Com mais de 300 espécies de peixes, o bioma tem a pesca esportiva como uma das atividades turísticas mais comuns, tanto na região de Mato Grosso, quanto na região de Mato Grosso do Sul.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS