Pescado lidera comercio mundial

A China atualmente é o maior fornecedor de frutos do mar

Por Fish TV - 30/03/2015 em Notícias / Mercado

O comércio de pescado é o maior negócio global entre todas as proteínas animais no mundo, superando até mesmo o comércio de carnes bovina, suína e de aves, é o que afirma a instituição financeira Rabobank. A compra e venda de frutos do mar dobraram nos últimos cinco anos, só em 2014 foram movimentados mais de U$$ 140 bilhões em compras e vendas de pescado.

A instituição avalia ainda que a indústria aquícola está em ascensão, especialmente de peixes brancos, que está se tornando cada vez mais importante para o fluxo comercial de pescado, particularmente da Ásia para o Ocidente. 

Comércio de pescado supera até mesmo o de carnes bovina, suína e de aves. (Imagem: Divulgação)


A China tem papel fundamental no comércio de frutos do mar, como o maior exportador e quarta região que mais importa pescado no mundo. Só em 2013 o país comercializou o equivalente a U$$ 20 bilhões, o dobro da Noruega, que é o segundo maior produtor mundial de frutos do mar. Já o Peru é um dos principais fornecedores de pequenos peixes pelágicos capturados para o uso em ração para a aquicultura chinesa.

Os Estados Unidos segue na liderança como maior consumidor de pescado, com US$ 26 bilhões em 2013, enquanto a União Europeia respondeu por US$ 19 bilhões nos dados de 2013 analisados pelo Rabobank. O Brasil aparece no ranking, ocupando a 10º posição.

Fonte: Seafood Brasil 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS