PESCA ESPORTIVA É DESTAQUE EM ESTUDO QUE APONTA IMPACTO DE US$206 BILHÕES NA ECONOMIA DOS EUA

De acordo com a American Sportfishing Association e a Sportsmen’s Alliance Foundation, pesca esportiva, atividades outdoor e tiro esportivo geram quase 2,5 milhões de empregos.

Por Marcelo Telles - 22/04/2025 em Notícias / Mercado - atualizado em 22/04/2025 as 15:42

Novos relatórios encomendados pela Sportsmen’s Alliance Foundation e pela American Sportfishing Association, ambas dos Estados Unidos, revelam que a pesca esportiva e atividades ao ar livre, como caça e o tiro ao alvo, movimentam, por ano, cerca de US$ 206 bilhões em vendas no varejo e criaram quase 2,5 milhões de empregos em todas as regiões do país. 


De acordo com a American Sportfishing Association, os gastos dos praticantes de pesca esportiva contribuem significativamente para rendas locais, geração de impostos e financiamento de programas de conservação.


Os estudos, conduzidos pela consultoria Southwick Associates com dados do Fish and Wildlife Service de 2022 e mapeamento GIS da Pesquisa Nacional de Pesca, Caça e Recreação Associada à Vida Selvagem, detalham o impacto dessas atividades ao ar livre em nível federal, estadual e distrital de Congresso dos EUA.


A ferramenta de GIS permitiu associar os gastos dos pescadores a indicadores econômicos locais, como criação de vagas, salários e arrecadação de impostos, oferecendo uma visão precisa do peso dessas práticas na economia americana.


Segundo Rob Southwick, presidente da Southwick Associates, “a pesca esportiva e o tiro esportivo são passatempos nacionais que, juntos, apoiam milhões de empregos e sustentam negócios em pequenas cidades e regiões remotas” — em declaração reproduzida pela Sportsmen’s Alliance Foundation dos Estados Unidos.


O estudo mostra que, onde há maior concentração de praticantes de pesca esportiva, observa?se também um aumento significativo em estabelecimentos de turismo, hotelaria e comércio de artigos esportivos.


Além do efeito direto sobre o mercado de equipamentos e serviços, a pesca esportiva desempenha papel central no financiamento da conservação. Por meio de tributos especiais sobre licenças e equipamentos, praticantes geram anualmente bilhões de dólares para projetos de proteção à vida selvagem e restauração de habitats. Esses recursos são administrados tanto por agências federais quanto por associações locais, garantindo manutenção de áreas protegidas e investimentos em educação ambiental.


Para apoiar formuladores de políticas e lideranças do setor, os relatórios estão acompanhados de infográficos de fácil visualização, que podem ser impressos e distribuídos em nível federal, estadual e distrital de Congresso. De acordo com a American Sportfishing Association, essas ferramentas são essenciais para embasar debates legislativos e incentivar políticas públicas que ampliem o acesso à pesca esportiva, ao mesmo tempo em que promovam a gestão sustentável dos recursos naturais.


Os estudos foram financiados por um subsídio multilateral do U.S. Fish and Wildlife Service e administrados em parceria com a Association of Fish and Wildlife Agencies, reforçando a credibilidade dos dados. 


Para acessar os relatórios completos e os infográficos sobre pesca esportiva, visite o site da American Sportfishing Association; para caça e tiro ao alvo, consulte o portal da Sportsmen’s Alliance Foundation.


Com a crescente valorização global das atividades ao ar livre, o documento americano oferece lições importantes para o Brasil, onde a pesca esportiva e o ecoturismo vêm ganhando espaço. A análise detalhada dos impactos econômicos e ambientais nos EUA pode servir de referência para aprimorar a legislação, diversificar o turismo sustentável e fortalecer cadeias produtivas ligadas à pesca esportiva em nosso país.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS